Fiocruz Ceará abre canal direto para diálogo com discentes

O encontro foi um marco para a criação de uma instância com protagonismo para o corpo discente.

Diálogo, compartilhamento, troca de experiências. Foi com o objetivo de estreitar os laços entre Instituição e alunos que a Fiocruz Ceará, por meio da Coordenação de Educação, Informação e Comunicação realizou na última sexta-feira (25/8) a primeira edição do Fórum Discente. Participaram do encontro alunos de Iniciação Científica, Graduação e Pós-Graduação das áreas de Biotecnologia, Saúde Digital e Saúde da Família. O encontro foi um marco para a criação de uma instância com protagonismo para o corpo discente.

Sharmênia Nuto, coordenadora de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz Ceará recepcionou os alunos destacando a importância do encontro. “Fico muito feliz pela adesão de todos à nossa proposta. Estamos hoje dando mais um passo na construção da Fiocruz Ceará, neste embrião de projeto que já surge forte”. Adriana Bacelo, chefe de gabinete da Instituição, também destacou o entusiasmo de ver, juntos, os alunos da Fundação “centenária no país, mas debutante no Estado”. “Nosso objetivo é garantir que este instrumento se consolide como canal de apoio. Contem comigo enquanto Gestão, docente e também discente”, reforça.

Após a abertura, Sharmênia convidou Sandra Helena Albuquerque para participar de uma atividade de facilitação. Multifacetada, Sandra faz parte da primeira turma de oficiais femininas da Polícia Militar do Ceará, na qual lidera a Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR/PMCE), é formada em Odontologia, “mãe de duas meninas”, aluna do curso de Filosofia e professora de Yoga. Com seu testemunho, falou sobre questões ligadas ao adoecimento e a importância da desconstrução de pensamentos incapacitantes. “Precisamos pensar fora da caixinha e buscar saídas para viver melhor. Cada qual sabe o peso que trouxe para chegar até aqui”, pondera. Em sua intervenção, Sandra falou sobre o impacto positivo de incluir a meditação na rotina na melhoria da qualidade de vida. “Troque a medicação pela meditação e veja em 21 dias o bem que irá lhe proporcionar. Só não medita quem não respira”, ratifica. Na atividade, ela ensinou a técnica de prestar atenção à respiração e o quanto eficaz é esta ferramenta. “Considere esta uma estratégia a ser adotada em seu cotidiano”, sugeriu.

Após a dinâmica, foi aberta a palavra aos participantes. Eles puderam se apresentar, conhecer e trocar informações. Também sugeriram temas a serem aprofundados nos próximos encontros, dentre eles transporte, aquisição de armários com chaves para guardar materiais, acesso à alimentação, acesso programas com licenças pagas e diálogos ferramentas que garantam uma relação mais saudável entre alunos e orientadores.

A instância busca fortalecer o canal de escuta entre discentes e Instituição.

Carla Celedonio fez questão de prestigiar o encontro e reforçou a relevância do momento na consolidação do diálogo na Instituição. A coordenadora da Fiocruz Ceará parabenizou a iniciativa e reafirmou a intenção de fortalecer o elo com os discentes, propondo inclusive sua ampliação. “Estamos em debate, na Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), de um curso que integre todas as nossas áreas de atuação e a participação de vocês é muito bem-vinda”. Carla falou sobre as perspectivas da Fundação no estado e informou ainda os alunos sobre a chegada da equipe de Bio-Manguinhos e a consolidação da plataforma Fiocruz Ceará – Pasteur. “Que este seja o primeiro de muitos encontros que ainda iremos realizar e fortalecer este instrumento”.

Ainda durante o encontro foi apresentado aos alunos o Centro de Apoio ao Discente (CAD), da Fiocruz. Ficou acertada a realização de novo encontro, possivelmente ainda neste semestre, onde serão aprofundados alguns dos temas já sugeridos pelos estudantes e encaminhadas as tratativas para a definição de representantes discentes.

fodis01
fodis02
fodis03
fodis04
fodis05
previous arrow
next arrow
Compartilhe.

Tags: , , , , .