Ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio visita Fiocruz Ceará
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, visitou a sede da Fiocruz no Ceará na tarde desta terça-feira (15/02). Médico sanitarista e doutor em Saúde Pública, Roberto quis conhecer de perto a infraestrutura e os serviços e pesquisas desenvolvidos pelos pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz no estado.
A visita foi guiada pelo coordenador Carlile Lavor e começou pela Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid -19, onde o médico foi recebido pelos gestores dos laboratórios. O equipamento foi inaugurado para auxiliar os Laboratórios Centrais (Lacen) na ampliação da capacidade nacional de processamento de amostras, ação fundamental para a vigilância epidemiológica do SARS- CoV-2 e o enfrentamento da pandemia.
Roberto Cláudio conheceu detalhes dos trabalhos desenvolvidos nos Laboratórios de Sorologia e de Biologia Molecular e conversou com os pesquisadores sobre os inquéritos sorológicos que estão sendo acompanhados. Entre eles, o monitoramento da resposta imunológica dos profissionais da saúde do primeiro ao nono mês após a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A investigação será ampliada para acompanhamento dos trabalhadores com a dose de reforço. São profissionais em diferentes condições de saúde, práticas de prevenção e exposições de risco para a infecção.
Participaram desse encontro, a consultora científica da Unidade, Fernanda Montenegro, a coordenadora de gestão do equipamento, Kamila Matos, o coordenador da Unidade de Apoio, pesquisador Eduardo Ruback, as coordenadoras dos laboratórios de biologia molecular e sorologia, respectivamente Cecília Costa e Marcela Gambim.
Em seguida, Roberto Cláudio conheceu o prédio de laboratórios da Fiocruz Ceará, onde a pesquisadora Carla Celedônio, Coordenadora de Ensino, apresentou as pesquisas desenvolvidas com nanocorpos de camelídeos e falou sobre a pesquisa na área de síntese proteica na área da nanotecnologia. O pesquisador Fábio Myiajima apresentou os protocolos do sequenciamento realizado pela Rede Genômica, integrante da rede de vigilância epidemiológica e de monitoramento genômico de SARS-CoV-2 e de variantes de preocupação do Ceará. O ex-prefeito de Fortaleza também conversou com os alunos do doutorado da Fiocruz Ceará.
A visita foi finalizada com uma reunião entre os representantes das áreas de Saúde da Família e Saúde e Ambiente, pesquisadoras Ivana Barreto, Anya Vieira e Margareth Gallo e o imunologista, pesquisador do IOC, Wilson Savino, onde foram alinhadas as expectativas para a implantação do Distrito de Inovação em Saúde do Eusébio. A Fiocruz é a instituição âncora do Distrito e a instalação da fábrica de Bio-Manguinhos irá dinamizar o projeto que precisa instituir a governança, como ponto de partida.
Assim como na área da pesquisa, no quesito ensino, as iniciativas da Fiocruz no Ceará também são desenvolvidas com a perspectiva do Distrito de Inovação do futuro. O doutorado em biotecnologia iniciou sua primeira turma em 2019, com o objetivo de desenvolver o potencial de jovens que queiram empreender. Assim como a vinda do Instituto Pasteur de Paris para o campus da Fiocruz Ceará, como resultado do acordo tripartite assinado pelo Instituto, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade de São Paulo (USP), para atuar de forma conjunta por meio de plataformas técnico-cientifica-educacionais.