Estudantes de projetos da Fiocruz Ceará são aprovados no Enem 2025

Todos os cinco estudantes membros do Programa de Vocação Científica (Provoc), da primeira turma iniciada na Fiocruz Ceará, tiveram aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em cursos das Universidades Federais do Ceará (UFC), do Rio Grande do Norte (UFRN) e Estadual do Ceará (UECE). Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Eusebio de Queiroz irão cursar Farmácia, Biotecnologia e Engenharia Química na UFC e Medicina na UFRN. Francisco Arthur de Abreu, Jair Lima Júnior, Lorena Vitória Sousa, Anna Júlia Melo e Anderson Lopes da Silva passaram pelo Provoc Iniciante e Avançado.

Arthur, futuro estudante de Farmácia, enalteceu a participação no programa coordenado pela Fiocruz. “Neste processo, principalmente no universo que engloba a Farmácia, destaco a importância do convívio com outros pesquisadores da instituição. Eles me inspiraram a tentar o curso e certamente ajudaram a conquistar essa vaga tão disputada. Sempre que os via, questionava sobre a formação deles, que me respondiam sobre o que se tratava o curso e como trabalhar com pesquisa. Este convívio me inspirou em pessoas que tenho como exemplo”, reconhece. Arthur também foi aprovado para o curso de Ciências Biológicas (UECE).

Jair, aprovado em Biotecnologia, comemora a conquista e destaca a contribuição do Provoc nesta jornada. “Após os últimos três anos de dedicação, o sentimento é gratificante e isso não tem preço. Na Fiocruz Ceará foi onde eu tive a oportunidade de conversar com pessoas capacitadas que me ajudaram a tirar minhas dúvidas. Pude conversar com pesquisadores que também fizeram Bacharelado em Biotecnologia que, através de muitos conselhos, me mostraram sobre a vida acadêmica e seus desafios. Este convívio certamente foi algo que contribuiu para esta conquista”, afirma.

A futura estudante de Medicina da UFRN, Anna Júlia Melo realizou o sonho de criança de entrar para um dos cursos mais disputados do país e afirma que participar do Provoc incentivou ainda mais. “Assim que entrei na escola, soube da parceria com a Fiocruz e já no primeiro ano fui selecionada para participar do programa. Gostei muito de todo esse processo e poder ter essa experiência dentro do laboratório. Acredito que isso me ajudou bastante no vestibular, porque vivenciamos na prática muitos experimentos. Na hora da prova lembrava dos experimentos que praticamos e das pesquisas que fiz sobre bactérias e leishmaniose, assuntos recorrentes nas provas. Graças ao Provoc, me aprofundei nos temas e sei que esta vivência também vai me acompanhar durante todo o curso”.

Mais conquistas

Anderson Lopes da Silva, também estudante do Provoc foi aprovado para Geografia na UECE. E tem mais gente comemorando a chegada de um novo ciclo na vida acadêmica. Acompanhadas pelo projeto Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz Ceará, as alunas Gabrielle Ferreira Assunção irá cursar Zootecnia no Instituto Federal do Ceará – Boa Viagem; Yasmin Lima dos Santos foi aprovada para o curso de Letras (UECE) e Rebeca Lima Maciel entrará para História, também na UECE. “É com muita alegria que a gente recebe estas notícias. A Gabrielle, por exemplo tem vínculo com a Fiocruz Ceará, pois participou do Meninas na Ciência em 2023, permaneceu em 2024 como monitora e é a filha da Danielle Ferreira, que foi presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Precabura e faleceu precocemente em abril de 2023″, relembra Luciana Lindenmeyer, coordenadora do Provoc na Fiocruz Ceará.

Alegria compartilhada

Os pesquisadores da Fiocruz Ceará também comemoram a conquista dos novos universitários e futuros colegas de profissão. Anna Carolina Machado Marinho, orientadora de Jair e Lorena, enaltece a caminhada dos estudantes. “Ver a aprovação desses queridos alunos é um marco emocionante e profundamente significativo. Esse momento é a culminação de anos de esforço, dedicação e crescimento que pude vivenciar de perto, com a confirmação do comprometimento de cada um na busca pelo conhecimento incessante”, reconhece. Anna Carolina, que os acompanhou tanto na fase Iniciante quanto no Avançado, destaca a bagagem adquirida ao longo da trajetória de estudos, com o desenvolvimento do pensamento crítico e independente, superando os desafios mais complexos. “Suas aprovações representam merecido reconhecimento de todo esse esforço. É a realização de um sonho que começou como uma ideia e se transformou em uma jornada de crescimento pessoal e acadêmico. Para muitos, essa conquista representa não apenas a abertura de novas oportunidades, mas também a prova de que a dedicação e a perseverança são recompensadas”.

Carla Celedonio, coordenadora da Fiocruz Ceará, destaca a alegria com a conquista desses jovens. “O momento é de celebração. Esse resultado é fruto de ações convergentes de políticas públicas que buscam transformar a nossa realidade social, reflete a qualidade da educação pública no Ceará, o comprometimento desses jovens com a sua formação e o nosso papel institucional enquanto guia e motivador de novas mentes na aquisição de conhecimentos e práticas científicas. Agradeço e parabenizo a escola Eusébio de Queiroz pela parceria e excelência, aos orientadores Anna Carolina e Gilvan Furtado pelo compromisso com o Programa e com os estudantes e ainda a coordenadora do Provoc na Fiocruz Ceará, Luciana Lindenmeyer, pela condução e dedicação. Que tenhamos mais Annas, Franciscos, Jaíres e Lorenas em nossas instalações”, enaltece. 

Saiba mais

O Programa de Vocação Científica (Provoc) é uma proposta educacional de Iniciação Científica (IC) na área da saúde para jovens que cursam o nível médio de ensino. Um dos principais objetivos da iniciação científica realizada pelo Provoc é estimular a aprendizagem dos conhecimentos técnicos e científicos a partir da experimentação de práticas de pesquisa. O Programa foi criado em março de 1986 no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos e sempre foi coordenado pela EPSJV.

O Programa é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. Na etapa Iniciação, cuja duração é de 12 meses (agosto a julho), os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em saúde. No Avançado, com duração de 22 meses (contados a partir do segundo semestre), o aluno desenvolve todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde.

Em agosto de 2024, eles participaram da 1ª Jornada Nacional de Iniciação Científica da Rede Provoc Luiz Fernando da Rocha Ferreira da Silva. Realizado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz RJ), o evento promoveu intercâmbio da ciência entre estudantes através de debates o atual cenário das políticas públicas voltadas para a juventude e sobre a conjuntura da iniciação científica no país, além da apresentação de mais de 80 trabalhos.

Compartilhe.

Tags: , , , .