Câmara Técnica de Gestão realiza reunião ordinária

A Coordenação de Gestão e Desenvolvimento Institucional realizou, no dia 30 de maio de 2025, a reunião da Câmara Técnica. Em formato híbrido, presencial e via Teams, Bruno Carvalho iniciou o encontro agradecendo a participação dos colegas e comentou sobre o incidente no Laboratório de Imunoparasitologia (Bloco de Pesquisa – Sala 110), ocorrido no dia anterior, dia 29 de maio. O Coordenador de Gestão lamentou profundamente o incidente decorrente de um vazamento de água vindo pelo entreforro do laboratório e reiterou que imediatamente após o conhecimento por parte não só da Coordenação de Gestão, mas também pelas equipes do SIMAM, Normatel e da própria construtora que está responsável pela obra em curso, todas as medidas emergenciais foram imediatamente acionadas para conter o vazamento e proteger os equipamentos.

Equipes da fiscalização, estudantes e representantes das empresas envolvidas atuaram prontamente no desligamento da iluminação e climatização, na remoção dos equipamentos para áreas seguras e na limpeza do ambiente. O Bruno Carvalho reforçou ainda o pedido para que todas as áreas da Gestão estejam atentas às demandas do laboratório para priorização de ações que contribuam na celeridade das atividades.

Planejamento

Após o informe, foi iniciada a reunião com foco nas pautas da Câmara Técnica de Gestão e Desenvolvimento Institucional (CTGDI) previamente informadas à comunidade. No primeiro tema, a equipe de Planejamento, representada pela servidora Luciana Serafim e a colaboradora Maria de Fátima, iniciou os dois temas que impactam toda a estrutura da Fiocruz Ceará: o Planejamento das Iniciativas e o Planejamento Estratégico.

Sobre o Planejamento das Iniciativas, a equipe informou que o Serviço de Planejamento é a área responsável pelo processo de planejamento das iniciativas na Fiocruz Ceará e enfatizou sobre a relevância do Planejamento das iniciativas no sistema SAGE, que está na versão 2, e objetiva formalizar projetos e operações, identificar contribuições para objetivos estratégicos, registrar produtos e prestação de contas, auxiliar na identificação de necessidades orçamentárias e permitir uma visão holística do planejamento plurianual. Segundo as colaboradoras, o novo sistema SAGE trouxe mudanças no processo de planejamento, permitindo cadastro plurianual, incluindo diagramas e esquemas para melhor visualização e organização das iniciativas.

A equipe informou que o último Ciclo de Planejamento envolveu o desenvolvimento de formulários para coleta de iniciativas, demanda de informações às áreas pelo SPCGP e cadastro das iniciativas no SAGE, e acrescentou que esta metodologia trouxe problemas operacionais e um grande aprendizado, contribuindo para a implantação de uma nova metodologia para o processo de planejamento que corresponderá na descentralização do cadastro de iniciativas, com responsáveis fazendo o cadastro diretamente no sistema, além de possibilitar o desenvolvimento de um Guia de Planejamento da Fiocruz Ceará com alinhamento ao guia da Cogeplan e a criação de calendário local da Fiocruz Ceará para a programação do SAGE 2026.

As iniciativas cadastradas no SAGE pelos responsáveis serão avaliadas pelo respectivo coordenador(a) da subunidade antes da publicação, permitindo assim um aumento na convergência entre as iniciativas e subsídio à análise do Coordenador do SAGE.

Sobre o Planejamento Estratégico (PE), equipe fez uma introdução ao PE 2024-2040 da Fiocruz Ceará, reforçando todas as principais etapas desde o início do processo, implementação até a fase de monitoramento. As colaboradoras reiteraram que um dos resultados obtidos dos processos iniciais foi a definição da Missão e Visão da Fiocruz Ceará:

– Missão: Promover saúde, fortalecendo o desenvolvimento científico-tecnológico, a inovação e a sustentabilidade regional.

– Visão: Ser uma instituição de excelência em ciência, tecnologia e inovação à saúde.

Além disso, elas destacaram que foram estabelecidos seis objetivos estratégicos, cada um com suas respectivas coordenações responsáveis. A equipe também apresentou o status atual do Planejamento Estratégico através da representação de uma pirâmide dividida em três níveis: estratégico, tático e operacional.

No nível estratégico, revisita-se a identidade organizacional e definem-se os objetivos. No nível tático, elaboram-se as estratégias e o plano de atividades. No nível operacional, implementam-se e executam-se as atividades.

A equipe reiterou que para orientar a implementação e monitoramento, foi elaborada uma planilha detalhada com estratégias, atividades correspondentes e produtos/resultados esperados e, conforme orientação da Coordenação de Gestão, foram realizadas reuniões com cada coordenação responsável pelos objetivos estratégicos com o objetivo de demonstrar a planilha elaborada e orientar como detalhar as tarefas, designar responsáveis e estabelecer prazos. As principais atividades incluem a criação de planos de ação específicos, organização de projetos no Planner e listagem de portfólios dos projetos institucionais.

Já em relação a atividade de monitoramento pelo setor de Planejamento, a equipe apresentou a elaboração e informou sobre a utilização do Microsoft Planner para acompanhar o andamento das atividades. A ferramenta permite identificar tarefas próximas do vencimento, gerar relatórios de acompanhamento e monitorar o progresso das ações em relação às metas e produtos previstos, garantindo maior eficiência e transparência na gestão.

SeTIC

A equipe do Serviço de Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC), representado pelo servidor Luciano Zorzanelli, realizou sua apresentação para atualizar sobre as ações e melhorias recentes realizadas pela área. Zorzanelli informou que a equipe tem realizado diversas atividades importantes, incluindo a automação de processos via plataforma SYDLE ONE, a troca da operadora de telefonia fixa, com a implantação da solução corporativa Asterisk – que é uma solução de telefonia Voz sobre IP (VoIP) ao qual foram implantados 102 ramais, sendo 89 via operadora e 13 ramais internos, resultando em uma melhor qualidade de áudio (Voz HD) e alta customização, como filas, URAs e planos inteligentes.

Quanto à infraestrutura de TIC, dentro do segmento de ativos de rede, Luciano confirma a substituição de 12 switches, aumentando a capacidade de conexão física e lógica, permitindo a conexão de mais dispositivos e atendendo à demanda atual e futura. Segundo o servidor, a escalabilidade foi aprimorada com switches de alta qualidade, possibilitando a ampliação da rede em quase todos os ambientes do Campus e atendendo a novos projetos e usuários. Ele também confirma que a eficiência operacional foi melhorada, reduzindo o risco de interrupções devido à saturação da capacidade de portas.

Além de novas instalações e substituições nos blocos de Pesquisa, Gestão e Ensino, a portaria de pedestres, por exemplo, foram instalados e configurados um switch de dados Cisco de 8 portas e um switch de segurança HP de 24 portas. Na portaria de veículos, foram instalados e configurados dois switches HP de 24 portas, um para serviço de dados e outro para serviço de segurança. No Bloco de Infraestrutura, foi realizada a troca de um switch HP de 24 portas por um switch Cisco de 24 portas, com as devidas configurações.

Outras entregas importantes incluem o sistema de gestão de reservas de salas, a gestão de chamados de TIC e o avanço na implementação da página da intranet.

Gestão de Pessoas

A equipe do Serviço de Gestão de Pessoas (SGP), representada pelo servidor Sergio Reis, também atualizou a comunidade sobre as ações envolvendo a área de Recursos Humanos, dentre elas o PGD (Programa de Gestão de Desempenho); ADI (Avaliação de Desempenho Individual);

Programa de Desempenho de Pessoas (PDP); Novos Servidores Concursados e status do processo Terceirização.

Sobre o PGD, o Sergio apresentou um panorama atualizado do programa, com os dados:

– Participação no PGD: Inicialmente, aproximadamente 62% dos servidores da unidade ingressaram no PGD (38 de 61); atualmente, são 34 de 58, representando cerca de 59%.

– Modalidade Presencial: 17 servidores inscritos, correspondendo a aproximadamente 35% dos participantes.

– Modalidade de Teletrabalho Parcial: 15 servidores inscritos, correspondendo a aproximadamente 35% dos participantes.

– Modalidade Teletrabalho Integral: 3 servidores.

– Modalidade Teletrabalho Integral no Exterior: 1 servidor.

– **Último ciclo do primeiro plano de entregas da Fiocruz Ceará.

– **Construção do Novo Plano de Entregas da Fiocruz Ceará.

– **Previsão de início do novo cronograma de inscrições para o próximo ciclo em julho.

E complementou trazendo uma análise de adesão ao PGD por Área:

Sobre a ADI, o Serviço de Gestão de Pessoas também apresentou informações sobre as fases existentes e dados que complementam a pauta:

– Fase I: Pactuação de metas

– Fase II: Monitoramento (Repactuação de metas)

– Fase III: Apuração de metas e avaliação de fatores mínimos

– Fase IV: Retorno dos resultados

– Participação: 53 servidores participaram da ADI no ciclo 2024/2025.

– Status Atual: Estamos na fase III da ADI 2024/2025, que ocorre de 28/05/2025 até 01/07/2025.

Já em relação ao Programa de Desempenho de Pessoas(PDP), Sergio também compartilhou informações importantes para conhecimento dos servidores, com calendário de revisões:

Concurso

Outro assunto muito importante para a Fiocruz Ceará tratou sobre o último concurso público realizado pela instituição e que o Escritório obteve duas vagas para o cargo de Analista de Gestão em Saúde, sendo uma vaga para o perfil Financeiro e outra vaga para o perfil de Compras. Nesta pauta o SGP apresentou as seguintes informações sobre os novos servidores:

– Recebimento de 2 servidores para as áreas de compras e financeiro.

– Sem previsão de início.

– Suporte na realização do exame admissional.

– Aproximadamente 180 servidores nomeados em duas etapas, com prioridades estabelecidas para grupos de cotas e pessoas com deficiência 

Terceirização

A última pauta apresentada e que é de grande importância do ponto de vista estratégico da Fiocruz Ceará foi sobre a força de trabalho e o processo de terceirização que está em curso.

Sobre a Força de Trabalho, foram atualizados os números, com total de 105 trabalhadores, sendo 51 servidores da Carreira Fiocruz, 5 servidores cedidos, 2 servidores em lotação provisória, 6 estagiários PEC e 41 terceirizados distribuídos em diversos contratos.

Já em relação ao processo de Terceirização, o status atual aponta:

– Levantamento e mapeamento de postos de trabalho por área, considerando perfil e competências: concluído

– Pesquisa salarial: concluído

– Elaboração do Estudo Técnico Preliminar (ETP): em fase final

– Elaboração do Mapa de Risco (MR): concluído

– Elaboração do Termo de Referência (TR): em fase final

– Definições finais e alinhamentos com a Coordenação Geral: concluído.

Almoxarifado

A última área da Gestão que apresentou informações na Câmara Técnica foi a seção de Almoxarifado e Expedição. O colaborador George Rocha falou sobre a reestruturação do almoxarifado da Fiocruz Ceará, destacando a implementação de novos processos físicos e tecnológicos para melhorar a eficiência e a inovação. A reestruturação inclui a implementação de fluxos e processos, melhoria da acuracidade do estoque, redução do tempo de localização e catalogação dos itens, otimização do espaço físico e implementação do controle digital integrado do estoque através do sistema SGA Almoxarifado.

Foi citada a cadeia de supply chain como um ponto central, com destaque para o fluxo de recebimento de materiais, envolvendo a validação documental, verificação de conformidade dos itens, conferência de integridade e análise física dos produtos. O fluxo de expedições e requisições foi detalhado, incluindo os tipos de requisições (comum e expressa) e os processos de separação e conferência dos produtos.

Outro ponto importante citado foi a implantação de indicadores de desempenho (KPI’s). Neste item foram apresentados dois indicadores, mostrando que todas as requisições foram atendidas com 100% dos itens (indicador de atendimento das requisições) e que todas foram entregues antes do prazo de 24 horas (indicador de prazo de entrega de material). A estrutura do layout do almoxarifado foi descrita, incluindo a disposição verticalizada ou por produto, com estruturas metálicas e paletes convencionais, conforme imagem abaixo:

O sistema informatizado SGA Almoxarifado é destacado como uma tecnologia essencial com ações e intervenções que correspondem ao WMS (Warehouse Management System – Sistema de Gerenciamento de Armazém) para o controle de estoque, rastreabilidade, otimização do espaço, agilidade, redução de erros e aumento da produtividade.

A apresentação também abordou o treinamento necessário para a utilização do sistema SGA, incluindo conceitos básicos de gestão de estoque, utilização do software, planejamento e organização.

Outros itens apresentados com destaque foram:

– Fluxo de Aquisição de Materiais (via LOA), onde:

. Seção de Compras: informa ao fornecedor a Ordem de Fornecimento (OF) e empenho, com cópia para o almoxarifado.

. Almoxarifado: realiza o agendamento e passa as informações necessárias ao fornecedor para a ação.

. Almoxarifado: faz o recebimento efetua os tramites de entrada e fluxo para pagamento.

Sobre o Fluxo de Aquisição de Materiais via Projetos (Pesquisadores/as), foi pra detalhado o passo a passo do Processo:

  1. O pesquisador, após recebimento e aprovação da proposta junto ao fornecedor, encaminha a proposta aprovada para a Seção de Almoxarifado e Expedição por e-mail (e-mail to: almoxarifado.fioce@fiocruz.br) com todas as informações necessárias sobre o(s) material(is), solicitando que seja feito o agendamento com o fornecedor/empresa;
  2. O Almoxarifado, de posse das informações contidas no e-mail recebido, entrará em contato com o fornecedor/empresa para agendamento do dia para a entrega dos materiais constantes na proposta que o pesquisador aprovou na etapa anterior;
  3. O Almoxarifado responde ao pesquisador com as informações da data da entrega, conforme acordado com o fornecedor/empresa;
  4. O Almoxarifado executará a catalogação no sistema os itens constantes na proposta recebida pelo pesquisador;
  5. No ato do recebimento do material, o Almoxarifado realiza a primeira conferência documental e física dos itens e realiza a destinação final (se no Armazém ou no local do requisitante). No caso da destinação final no local do requisitante, o requisitante analisará o material validando seu recebimento. Estando de acordo, o Almoxarifado realizará a entrada no sistema SGA Almoxarifado dos respectivos itens recebidos;

Por fim, foi ressaltada a importância da reestruturação logística para aumentar a eficiência operacional, redução de custos e melhoramento do nível de serviço ao usuário da Fiocruz Ceará, preparando a instituição para enfrentar os desafios do mercado com mais agilidade, sustentabilidade e competitividade.

Informes

Como informes finais, o Coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Bruno Carvalho, citou pontos importantes, dentre eles:

– Status atual do contingenciamento na Fiocruz e seus impactos na gestão:

A Fiocruz permanece sob os efeitos do contingenciamento orçamentário-financeiro imposto ao orçamento federal, o que tem exigido medidas contínuas de racionalização e priorização de recursos. “Esse cenário impacta diretamente áreas estratégicas da gestão, como planejamento de investimentos, manutenção predial, aquisição de insumos e contratação de serviços essenciais”, avalia.

– Reestruturação da coordenação de gestão e implantação de um novo sistema de gerenciamento de projetos:

Bruno Carvalho citou na reunião sobre a reestruturação da coordenação de gestão, que inclui a criação de uma área com dedicação exclusiva para gestão dos projetos do escritório e do projeto de implantação de um novo sistema de gerenciamento de projetos. “Essa reestruturação tem como objetivo melhorar a eficiência e a eficácia dos nossos processos internos. Essa reestruturação envolve a separação dos serviços de planejamento, cooperação e gestão de projetos, permitindo que cada área tenha uma dedicação mais exclusiva às suas respectivas atividades”. Segundo Bruno, uma das principais mudanças é a criação de uma área dedicada à gestão de projetos, que terá a responsabilidade de dar suporte aos projetos de pesquisa e aos projetos institucionais. “Esse escritório ou núcleo será fundamental para garantir que todos os projetos sejam gerenciados de forma eficiente, desde a sua concepção até a sua conclusão, incluindo a prestação de contas e o gerenciamento de parceiros”.

Dentro desta mesma perspectiva de reestruturação citada, o Coordenador informou que a CGDI está, também, implantando um novo sistema de gerenciamento de projetos, desenvolvido pela Fiocruz Bahia. Esse sistema permitirá uma melhor organização e acompanhamento dos projetos, facilitando a comunicação entre as equipes e garantindo que todos os prazos e metas sejam cumpridos.

Bruno Carvalho reiterou ainda estar “confiante de que essas mudanças trarão melhorias significativas para o nosso Escritório, permitindo que possamos gerenciar nossos projetos de forma mais eficaz e alcançar melhores resultados”.

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