Bem Viver: Programa da Fiocruz Ceará realiza palestra sobre composição corporal

Dando continuidade às atividades do Programa Bem Viver Fiocruz Ceará (PBVFC), lançado em novembro de 2024, a Fiocruz Ceará promoveu no dia 28/1, a primeira de uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo deste ano para informar o mobilizar os colaboradores em prol dos cuidados com a saúde e qualidade de vida. Filipe Brito, nutricionista e doutorando da Fiocruz Ceará, falou sobre a relação entre “Composição Corporal e saúde: Muito além da estética”.

Em sua intervenção, Filipe explicou os elementos que fazem parte da composição corporal, que inclui gordura corporal, musculatura esquelética e ossos, o papel de cada um e a importância do equilíbrio entre eles. “Negligenciar esses sinais pode causar sérias consequências futuramente”, alerta. Como membro da equipe que irá acompanhar os voluntários que irão fazer parte do programa oferecido pela Fiocruz Ceará, Filipe ressaltou a programação que será desenvolvida ao longo de 2025, com palestras, avaliações individualizadas, grupos de acompanhamentos, rodas de conversas e consultas.

Adriana Bacelo, criadora e coordenadora do projeto, também destacou a trilha a ser percorrida pelos participantes. “Esta caminhada pela saúde nos mostrará que sempre podemos melhorar”. Bacelo ressaltou que o programa continua aberto para novas adesões e a programação contará com palestras mensais, encontros de grupos quinzenais e consultas trimestrais.

Saiba mais

O Programa Bem Viver Fiocruz Ceará (PBVFC). O PBVFC foi inspirado na perspectiva de que o Bem Viver relaciona-se à melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da valorização das dimensões culturais, sociais, econômicas e ambientais, culminando, assim, na promoção da saúde da população.

O PBVFC foi idealizado em articulação com a Coordenação da Fiocruz Ceará e com a Diretoria Executiva da Fiocruz e estruturado a partir de esforços de pesquisadores e discentes do Laboratório de Saúde Digital da Fiocruz Ceará, liderado pela Dra. Adriana Bacelo, com o apoio e colaboração da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEPE), com ênfase nas articulações da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), do qual salienta-se a especial atuação da equipe do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (NASA).

A iniciativa está alinhada ao Programa Fiocruz Saudável (em consonância com as diretrizes da política institucional, expressas nas teses do Relatório Final do VIII Congresso Interno da Fiocruz (2018), em especial na Tese 6), à iniciativa “Fiocruz que Cuida” e ao “Planejamento Estratégico 2024-2040 da Fiocruz Ceará”, em especial no que diz respeito à promoção de um ambiente de trabalho motivador e de bem-estar do trabalhador.

Compartilhe.

Tags: , , , .