Ação do Novembro Azul alerta homens sobre cuidados com a saúde
Com o intuito de compartilhar informações e minimizar o tabu em torno do tema, a Equipe de Saúde do Trabalhador da Fiocruz Ceará realizou, na tarde da última quarta-feira (22/11), uma palestra para colaboradores, servidores, funcionários e terceirizados. Em parceria com uma equipe multidisciplinar de Residência do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), o público recebeu informações e dados sobre o câncer de próstata, além de promover a conscientização sobre a doença e mobilizar as pessoas a importância do autocuidado, em especial dos homens.
A equipe formada por Ana Carine Rodrigues (Assistente Social), Fabiano Martins (Enfermeiro), Gilsyane Moreira (Fisioterapeuta), Karina Marinho (Psicóloga), Stephanie Veloso (Farmacêutica) e Moisés Iasley (Nutricionista) falou sobre a importância de se ampliar o debate, do tabu que muitos homens têm em cuidar da saúde, sobre o tratamento, o direito das pessoas com câncer e ainda sobre a reabilitação. “que este seja um passo inicial para que cada pessoa que está aqui, tendo acesso às informações corretas, possa ser um multiplicador. Repassem o que aprenderam aqui, pois este ato pode salvar a vida de alguém”, afirma Fabiano Martins.
Os estudos mostram que o câncer de próstata pode alcançar mais de 71 mil novos casos até 2025. Os residentes dialogaram com o público apresentando verdades e mitos, como a da idade. “Os homens mais velhos terão mais predisposição para a doença que também acomete homens jovens”, alerta o enfermeiro. Além da idade e de fatores genéticos, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e obesidade também estão relacionadas às alterações no metabolismo que podem levar a mutações que originam o tumor.
Foram apresentadas recomendações para a prevenção do câncer de próstata, dentre elas a manutenção do peso adequado, constância na atividade física, inclusão de alimentos integrais na rotina, limitar o consumo de comidas industrializadas, de carne vermelha e de bebidas alcoólicas.
O acompanhamento médico também é fundamental para a prevenção dos casos. “Por isso a campanha azul, que surge com o objetivo de lembrar os homens de perceber os sinais, como dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. “Com os exames adequados, o diagnóstico precoce e o tratamento correto, as chances de cura são promissoras”, ratifica Karina Marinho.
Saiba mais
A campanha “Novembro Azul” foi iniciada em 2011 com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.
O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.
Tags: Fiocruz Ceará, novembro azul.