Pesquisadores da Fiocruz Ceará concorrem a prêmio na 18ª Expoepi

O artigo “Vigilância Popular em Saúde: luta emancipatória pela vida ante o agronegócio na Chapada do Apodi-CE”, fruto de pesquisa do Participatório da Fiocruz Ceará, foi um dos trabalhos selecionados para disputar a 18ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que será realizada no período de 13 a 17 de abril de 2026 em Brasília (DF). O projeto de pesquisa conta com a participação dos pesquisadores da Fiocruz Ceará Fernando Carneiro, Ana Cláudia Araújo Teixeira, Vanira Matos Pessoa e Fernanda Savicki de Almeida.
A premiação de referência da Vigilância no SUS, reúne pesquisadores(as) vinculados a instituições de ensino ou pesquisa sem fins lucrativos, com artigos publicados em revistas indexadas (Medline, Embase, Scopus, Web of Science ou Scielo), com resultados aplicáveis à vigilância em saúde. A pesquisa concorrerá à premiação na modalidade IV, na área temática 12: Vigilância das doenças e agravos não transmissíveis, vigilância em saúde ambiental, vigilância de fronteiras, vigilância da saúde de migrantes e vigilância da saúde do trabalhador e da trabalhadora.
“Este reconhecimento evidencia o impacto dos nossos estudos para o SUS. Esperamos que inspirem outras iniciativas que possam garantir maior participação na Vigilância em Saúde. Estaremos, junto com os movimentos populares, protagonistas dessas experiências para participar da última etapa da mostra competitiva em Brasília”, destaca o pesquisador Fernando Carneiro.
Saiba mais
A Expoepi 2026 é promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e contará com a Mostra Competitiva, que tem como objetivo reconhecer e divulgar experiências e pesquisas que contribuam para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública.
Tags: Fiocruz Ceará, Participatório em Saúde e Ecologia de Saberes, premiação, vigilância.