Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas visita Fiocruz Ceará
A Fiocruz Ceará recebeu, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2025, a vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), Alda Maria da Cruz. Na pauta da agenda, conhecer de perto as atividades desenvolvidas com o objetivo de alinhar coletivamente as ações com as demais unidades da Fiocruz. Com a agenda cheia, Alda participou de reuniões e visitou as instalações do campus.
A programação começou ainda na manhã da quinta-feira (4/12). No encontro com a coordenação da Fiocruz Ceará e do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, Alda Maria Cruz pode conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pela instituição no Ceará.


Carla Celedonio, coordenadora da Fiocruz Ceará, agradeceu a presença e o apoio tanto da Presidência quanto da VPPCB. “Esta visita é importante em vários aspectos, em especial para destacar os avanços da instituição no estado do Ceará nos últimos anos”. Em sua intervenção, Carla apresentou a Fiocruz Ceará, que atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Imunofarmacologia, Imunoparasitologia, Engenharia de Proteínas, Epidemiologia Molecular, Saúde da Família, Saúde Digital e Saúde e Ambiente. Ela destacou ainda o potencial de crescimento da região, com as duas biofábricas em construção (Bio-Manguinhos e Wolbachia).
João Hermínio e Caroline Passaes, cocoordenadores do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, também participaram da reunião e expuseram os trabalhos desenvolvidos no Centro, atualmente conta com três áreas científicas prioritárias: câncer; doenças infecciosas e negligenciadas; e doenças autoimunes, neurodegenerativas e inflamatórias. Entre os projetos de destaque, o desenvolvimento de inibidores para tratamento de doenças neurodegenerativas; o desenvolvimento de conjugados anticorpo-fármacos; o desenvolvimento de fragmentos de nanocorpos/anticorpos para doenças tropicais negligenciadas; células CAR-T; e imunoterapias para melhorar as funções das células T para combater doenças infecciosas.



No período da tarde, foi o momento de encontro e diálogo com os pesquisadores. Na reunião, todos eles puderam apresentar pessoalmente as atividades e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos grupos.
Diálogos em construção
As atividades seguiram na sexta-feira (5/12), quando Alda Maria Cruz participou de encontro realizado pela Associação para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (ADTIS), em parceria com a Fiocruz Ceará, para discutir a implantação e operação do Distrito de Inovação e Saúde do Ceará (DISEC). A iniciativa reuniu representantes da Academia, universidades e instituições de ensino, focando no alinhamento estratégico, análise e cocriação do modelo de governança do DISEC.

A vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas considerou estratégico o compartilhamento de informações e o alinhamento de ações no Ceará com as demais instituições e enalteceu a iniciativa participativa no processo. “A Fiocruz Ceará se destaca não só como âncora neste processo, mas também como polo importante de desenvolvimento da região, atuando com potência, diversidade das linhas de pesquisa e papel de articulação para a efetivação deste Distrito”.
Ainda no período da tarde, Alda Cruz conheceu o campus da Fiocruz Ceará, seus laboratórios multiusuários, as instalações do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia e ainda acompanhou o andamento das obras das biofábricas de Bio-Manguinhos e Wolbachia. “Constatamos pluralidade, diversidade e potência nos trabalhos desenvolvidos no Ceará. Esta é uma oportunidade de alinhar as ações e enxergar a instituição como um todo, buscando meios de fazer ainda mais conexões”, afirmou.
Além da coordenação da Fiocruz Ceará e da vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, também participaram da programação o assessor especial da Fiocruz para Cooperação com Instituições Francesas de Ciência e Tecnologia, Wilson Savino; a assessora da VPPCB, Ana Beatriz Ayres e o coordenador de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz Ceará, Roberto Nicolete.
Tags: Fiocruz Ceará, VPPCB.