Programa Bem Viver realiza atividade de acompanhamento de marcadores de saúde

O Programa Bem Viver Fiocruz Ceará (PBVFC) realizou, nesta quarta-feira (3/12), mais uma ação voltada ao bem-estar e promoção da saúde para trabalhadores, trabalhadoras e discentes. Cinquenta e três pessoas fizeram coleta de sangue para acompanhamento de marcadores importantes. Após os exames, os voluntários puderam participar de atividades como auriculoterapia, técnica de medicina tradicional chinesa que utiliza a estimulação de pontos específicos na orelha para promover o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente, e ginástica laboral, atividade física leve e divertida que visa reduzir o estresse e melhorar a postura e a flexibilidade.

Lançado em 2024, o Programa Bem Viver Fiocruz Ceará (PBVFC) tem realizado atividades voltadas à saúde e ao bem-estar ao longo do ano, motivando trabalhadoras e trabalhadores. Com palestras, encontros, acompanhamento individualizado e multidisciplinar, a ação foi inspirado na perspectiva de que o Bem Viver relaciona-se à melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da valorização das dimensões culturais, sociais, econômicas e ambientais, culminando, assim, na promoção da saúde da população.

O PBVFC foi idealizado em articulação com a Coordenação da Fiocruz Ceará e com a Diretoria Executiva da Fiocruz e estruturado a partir de esforços de pesquisadores e discentes do Laboratório de Saúde Digital da Fiocruz Ceará, liderado pela Dra. Adriana Bacelo, com o apoio e colaboração da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEPE), com ênfase nas articulações da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), do qual salienta-se a especial atuação da equipe do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (NASA). Em construção coletiva a equipe de profissionais que compõem a saúde do trabalhador, e a docentes e discentes da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A iniciativa está alinhada ao Programa Fiocruz Saudável (em consonância com as diretrizes da política institucional, expressas nas teses do Relatório Final do VIII Congresso Interno da Fiocruz (2018), em especial na Tese 6), à iniciativa “Fiocruz que Cuida” e ao “Planejamento Estratégico 2024-2040 da Fiocruz Ceará”, em especial no que diz respeito à promoção de um ambiente de trabalho motivador e de bem-estar do trabalhador.

Tags: , .