Fiocruz Ceará participa de Intercâmbio dos projetos PMA no Piauí
Representantes da Fiocruz Ceará participaram, dos dias 19 a 21 de agosto de 2025, no Piauí, do II Intercâmbio do PMA: Aquilombamento e Produção de Vida. Luciana Lindenmeyer, Luciana Alleluia e Janaína Oliveira apresentaram seus projetos e puderam participar de trocas e diálogos sobre seus trabalhos junto com pesquisadores do Ceará, Piauí, Pernambuco e Bahia.



No dia 19, as atividades aconteceram no Quilombo Marinheiro, localizado no município de Piripiri (PI), enquanto nos demais dias, os encontros foram realizados em Teresina. O intercâmbio foi a articulação de quatro projetos da Rede PMA Equidade com Diversidade: “Entrelaços de Mulheres: No caminho ancestral das águas, dos alimentos e das pessoas (Piauí)”, “Supersus (Pernambuco)” e as duas pesquisas desenvolvidas na Fiocruz Ceará: “Não mexe comigo porque não estamos mais sozinhas: Mulheres negras no enfrentamento às violências” e “Nada sobre nós sem nós: Construindo ações colaborativas para a promoção da saúde mental de adolescentes vulnerabilizados pelo racismo, gênero e capitalismo”. “Participar deste intercâmbio foi superimportante para troca de conhecimentos e para identificar potências de articulação interseccional dos 4 projetos”, considera cita Luciana Lindenmeyer, coordenadora de um dos projetos.





Ao longo do intercâmbio, além da visita ao Quilombo Marinheiro, as representantes da Fiocruz Ceará participaram de partilhas sobre os projetos e discutiram formas de ampliar, de forma concreta, as ações na vida dos grupos onde atuam. Elas visitaram a Escola Técnica de Teresina, onde puderam dialogar com estudantes e apresentar os projetos e ainda prestigiaram a festividade de 12 anos da Fiocruz Piauí. “Ficou pactuado um próximo encontro em Pernambuco, previsto para 2026”, informa Lindenmeyer. O primeiro intercâmbio foi sediado na Fiocruz Ceará, no final de 2024.
Tags: Fiocruz Ceará, Fiocruz Piauí, PMA.