Fiocruz Ceará realiza 3º Fórum Discente
A Fiocruz Ceará, por meio da Coordenação de Educação, Informação e Comunicação realizou no dia 3 de maio a terceira edição do Fórum Discente. Na pauta do encontro, roda de conversa com a Associação dos Pós-Graduandos da Fiocruz RJ (APG) e com representante do Centro de Apoio ao Discente (CAD). Participaram do encontro, realizado em formato híbrido, alunos das áreas de Biotecnologia, Saúde Digital e Saúde da Família.
Matheus Rodrigues, aluno de doutorado e membro da APG do Rio de Janeiro enalteceu construção do diálogo entre instituição e discentes, principalmente por a iniciativa ter vindo da gestão, através da Coordenação de Educação. Ele apresentou a APG, que tem o objetivo de integrar e acolher os discentes. “É fundamental que cada unidade da Fiocruz tenha sua representação discente como instância representativa da categoria. A APG é ponte entre alunos e demais instituições, sempre atuando com diálogo e acolhimento”. Rodrigues propôs pensar, junto com as demais representações estudantis, que estimulem a troca de experiências, estratégias de acolhimento, inclusão e participação efetiva, como palestras, encontros e seminários.
Etinete Nascimento, coordenadora do CAD, também compartilhou as iniciativas do centro, dentre elas o Programa de formação em língua inglesa; o Auxílio à Permanência do Estudante (APE) e o Mailing, dicas de caráter acadêmico com oportunidades de vagas de trabalho para estudantes. Vinculado à Vice-Presidência de Educação Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), o CAD é uma instância de diálogo e acolhimento aos estudantes da Fiocruz com todos os seus estudantes. Mariana da Silva (psicóloga), Viviane Pinheiro (psicopedagoga) e Flávia Oliveira (assistente social) também fazem parte da equipe e participaram da reunião.
Após as participações, foram abertas as discussões com os alunos. Uma das principais preocupações apontadas pelo grupo continua sendo a dificuldade de transporte para vir ao campus. Segundo eles, muitas vezes mobilidade compromete a escolha de novos alunos e de continuidade de alguns estudantes de permanecer no curso. As representantes do CAD sugeriram que fosse feito um levantamento de quantos estudantes estariam neste cenário para que, em posse desses dados, fosse agendada uma reunião com a VPEIC, já que a demanda impacta diretamente as atividades do campus. “Há recursos para a solução”, confirma Etinete.
Como desdobramento deste encontro, os representantes dos alunos já encaminharam um formulário com o intuito de realizar o levantamento acerca das necessidades para solicitação de transporte para a instituição.
Tags: fórum discente.