Representantes da Fiocruz Ceará participam de reunião da Rede PMA
O Rio de Janeiro sediou, dos dias 9 a 11 de abril, a segunda reunião geral da Rede PMA (Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde). Voltado para ampliar pesquisas que possam atuar com a perspectiva interseccional, edital lançado em 2023 aprovou 30 projetos e busca reforçar a pauta da Equidade com Diversidade, tanto interna como externamente.
Dois projetos de pesquisa da Fiocruz Ceará foram aprovados e apresentados na reunião. Um dos selecionados será coordenado por Luciana Lindenmeyer e Rayane Vieira Matos, que abordará o feminicídio e violência doméstica contra mulheres negras com o título “Não mexe comigo, porque não estamos mais sozinhas: Mulheres negras como protagonistas do enfrentamento às violências”.
O outro projeto aprovado trata sobre a saúde mental da juventude negra, das pesquisadoras Luciana Alleluia e Janaina Oliveira, com o título “Nada sobre nós, sem nós: Construindo ações colaborativas para a promoção da saúde mental de adolescentes vulnerabilizados pelo racismo, gênero e capacistimo”.
Ao longo dos próximos 3 anos, as pesquisas serão desenvolvidas articulando essa ampla rede de projetos por todo o país.
Tags: Fiocruz Ceará, PMA.