Fiocruz Ceará receberá exposição fotográfica internacional “Bichos de cá, bichos de lá”

A exposição conta com módulos e painéis que apresentam semelhanças e diferenças da fauna dos três países.

A Fiocruz Ceará receberá, a partir do dia 22 de março, a exposição fotográfica “Bichos de cá, bichos de lá”. Reunindo semelhanças e diferenças dos ecossistemas e suas biodiversidades, a exposição apresenta integrantes característicos da fauna de Moçambique, Portugal e Brasil. Localizados em três continentes diferentes, estes países (falantes de um mesmo idioma), unem-se, através desta exposição, para muitas conversas em torno da necessidade de defender os diferentes ecossistemas naturais.

A exposição “Bichos de cá, bichos de lá” consiste na apresentação de 14 módulos, onde cada um aborda um conceito/comportamento, como predação e mimetismo, ou aspecto de destaque (espécies endêmicas e ameaçadas, por exemplo) e conta com painéis que apresentam os exemplares de cada país. Desta forma, o visitante poderá observar como a natureza fala uma só língua, mostrando como diferentes espécies ocupam as mesmas funções e desempenham os mesmos papéis por onde quer que viajemos.

Fruto de cooperação internacional, coordenada pela Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS), “Bichos de cá, bichos de lá” foi produzida de forma colaborativa entre a Fiocruz (IOC e Fiocruz Ceará), a Universidade de Aveiro (CESAM) e a OSUWELA (organização não-governamental moçambicana dedicada à promoção do desenvolvimento através da formação em Ciência).

Sobre o lançamento

A exposição “Bichos de cá, bichos de lá” já está presente em Portugal e Moçambique e será inaugurada no Brasil no dia 22 de março, na Fiocruz Ceará. A programação do lançamento conta com palestras de representantes dos três países, destacando a importância da preservação do meio ambiente, da biodiversidade e de ações educativas, dentre elas a popularização da Ciência.

Serviço

Lançamento da exposição fotográfica “Bichos de cá, bichos de lá”
Data: 22/3/2024 (sexta-feira)
Hora: a partir das 13h
Local: Auditório da Fiocruz Ceará (R. São José, S/N – Precabura, Eusébio – CE)

Programação

13h: Boas-vindas Dr. José Cordeiro (Fiocruz Ceará e PICTIS) e Danielle Crawshaw (Curadora da Exposição);
13h10: Abertura Dra. Carla Celedonio (Coord. Geral Fiocruz Ceará), Dr. Zeferino Andrade de Alexandre Martins (OSUWELA) e Dr. Amadeu Soares (ON LINE; Coord. CESAM-Univ. de Aveiro) Mensagens da Presidência da Fiocruz e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC Fiocruz);
13h50: Comunicar para conhecer a (bio)diversidade que nos une – Dr. Nuno Negrões (ICS-Univ. de Lisboa);
14h20: O Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha (MHNCE-UECE) além das Coleções: a importância das ações educativas e a popularização da ciência – Dra. Sheila Fernandes (MHNCE-UECE);
14h50: Projeto Malha de Fogo: as trilhas da construção de um projeto de conservação – Msc. Thabata Cavalcante (UFC- Univ. Federal do Ceará);
15h20: Debate;
15h40: Coffee break e visita à exposição;
16h30: Encerramento

Instituições organizadoras

CESAM/Universidade de Aveiro (Portugal) –cesam-la.pt; ua.pt
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz | Brasil) – fiocruz.br
Osuwela (Moçambique) – osuwela.org

Curadoria

Brasil – Danielle Crawshaw (PICTIS)
Portugal – José Cordeiro (Fiocruz e PICTIS)
Moçambique – Zeferino Martins (Osuwela)

Agendamento para visitas

A exposição é aberta ao público, em grupos, mediante agendamento. As visitas guiadas acontecem das 9h às 16h e podem ser solicitadas através do e-mail: visitas.fioce@fiocruz.br.

Tags: , , , , .