Pesquisadores realizam busca ativa de vetores de doenças infecciosas em municípios cearenses
Pesquisadores da Fiocruz Ceará, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI – Fiocruz RJ) e profissionais da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA-CE) e da Secretaria Municipal de Saúde e Endemias de Banabuiú atuam realizando busca ativa de triatomíneos (vetores da doença de Chagas) na região; treinamento para inquérito canino de leishmaniose, além de trabalhos com animais silvestres.
O trabalho conjunto aconteceu dos dias 14 a 20 de janeiro, em Banabuiú, município localizado a 210 km da capital cearense. “A ideia é aperfeiçoar equipes para o trabalho com leishmaniose e doença de Chagas, além de e traçar um rápido perfil da veiculação de diferentes patógenos circulantes na região urbana e periurbana do município”, afirma Giovanny Mazzaroto, tecnologista da Fiocruz Ceará e membro da equipe de pesquisa.
Durante uma semana de captura, foram investigadas 89 unidades domiciliares (UDs), anexos peridomiciliares e oito pontos silvestres na área rural de Banabuiú. Apenas nas UDs investigadas foram coletados 783 espécimes de triatomíneos pertencentes às espécies Triatoma brasiliensis e Triatoma pseudomaculata, ambas com grande prevalência no estado do Ceará. “As coletas continuam no município pelos agentes de endemias para fecharmos uma área de 265 UDs. A ideia é investigar aspectos ecológicos, epidemiológicos e de vigilância da doença de Chagas na região. Para a execução desse projeto foi fundamental a colaboração da SESA-CE, por intermédio da Dra. Cláudia Mendonça Bezerra, e da SMS-Banabuiú”, aponta o pesquisador da Fiocruz Ceará Fernando Dias, que também faz parte da equipe.
O grupo também atua com busca ativa na Região Metropolitana de Fortaleza. Dos dias 22 a 26 de janeiro, os pesquisadores da Fiocruz Ceará e do INI realizam treinamento voltado aos agentes de endemia e veterinários, inquérito de leishmaniose canina e entomológico na Serra da Rajada, localizada em no município de Caucaia, Ceará.
Tags: busca ativa, Ceará, doença de Chagas, Doenças infecciosas, Fiocruz Ceará, Leishmaniose, vetores.