Trabalhos da Fiocruz Ceará são premiados no Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia
Dois alunos do Grupo de Pesquisa em Biologia estrutural e funcional em Biofármacos da Fiocruz Ceará, orientados pelo pesquisador João Hermínio, foram premiados durante o congresso anual da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). Realizado dos dias 2 a 6 de outubro, em Ouro Preto (MG), o encontro é realizado há 50 anos e nesta edição reuniu mais de 1000 pesquisadores nacionais e internacionais numa programação que contou com workshops, simpósios, palestras e cursos.
O projeto de Beatriz Chaves, intitulado “Anti-VLA-4 antibodies for multiple sclerosis treatment: rational design and study of their mechanisms of action by high-content cell Imaging” foi originado em 2014 na Fiocruz Ceará e contou com a cooperação do IOC e de Bio-Manguinhos. Orientada pelo pesquisador João Hermínio, Beatriz foi Doutoranda do Programa de Biotecnologia e Saúde da Fiocruz Ceará, vinculada ao programa de pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas do IOC, e defendeu o doutorado em junho de 2023.
O segundo projeto, chamado Development of in-silico antibody design pipeline leveraging large scale experimental immunoglobin data analysis and high-fidelity CDR modelling, é de Jean Sampaio, orientado por João Herminio e Geraldo Sartori. O mestrando do Programa de pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas iniciou o projeto através de um fomento da FUNCAP em 2020, no edital Inova Fiocruz-FUNCAP, também coordenado pelo pesquisador João Hermínio. O estudo quantifica a diversidade de regiões de anticorpos maduros e imaturos de doadores humanos, usando dados de bancos de dados públicos. Esses dados estão sendo utilizados para a modificação dirigida de anticorpos terapêuticos que sejam mais específicos e eficazes e que priorizem doenças humanas, principalmente oncológicas e neurodegenerativas, com potencial aplicação na cadeia de desenvolvimento de biofármacos.
“A premiação desse projeto em particular, em um congresso de enorme renome como a SBI é um grande reconhecimento do trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Biologia estrutural e funcional em Biofármacos da Fiocruz Ceará, com o apoio da FUNCAP, do CNPq e da CAPES”, enaltece o coordenador do projeto.
Tags: Biotecnologia, imunologia.