Fiocruz Ceará debaterá contextos da saúde brasileira e angolana
A Fiocruz Ceará, por meio da Coordenação de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (CAAPS), realizará no dia 19 de setembro, o seminário “Contextos da saúde brasileira e angolana: experiências, conquistas e desafios para o ambiente, atenção primária à saúde e promoção da saúde”. De forma híbrida, o encontro busca discutir a partir de experiências nacionais e internacional na atenção primária à saúde (APS), possibilidades de avançar numa atuação interinstitucional na perspectiva da cooperação Sul-Sul para fortalecer o direito à saúde, tendo como base as questões ambientais e a promoção da saúde.
Serão discutidos temas como o fortalecimento da APS, considerando as experiências do Ceará e do Rio Grande do Sul/Brasil e Luanda/Angola nas instituições de ensino e pesquisa e serviços de saúde; a busca de efetivar, na prática, a integração das questões ambientais, da atenção à saúde e promoção da saúde e ainda os desafios de avançar na cooperação Brasil/Angola envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará) e Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Agostinho Neto (ICISA/UAN), Luanda, Angola.
Serviço
Data: 19/9 (terça-feira)
Hora: a partir das 9h30
Modalidade: Híbrida
Presencial: Sala 114, no prédio de Gestão e Ensino, na Fiocruz Ceará, na Rua São José S/N, Eusébio.
Online: Canado da Fiocruz Ceará no Youtube / Inscrições prévias no campus virtual.
Convidados:
- Antônio Carlile Holanda Lavor: Médico sanitarista, com experiência na implantação dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil e Angola, atuação na estruturação da Saúde da Família no Ceará e assessor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Ceará).
- Camila Giugliani: Médica de família e comunidade, professora doutora do Departamento de Medicina Social da UFRGS nos Programas de Pós-graduação em Epidemiologia e Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Movimento pela Saúde dos Povos.
- João Baptista Humbuawavali: Enfermeiro, professor doutor do Departamento de Ciências de Enfermagem, atualmente diretor do Instituto de Ciências de Saúde da Universidade Agostinho Neto (Luanda/Angola).
- Coordenadora do Seminário: Vanira Matos Pessoa, enfermeira, doutora em saúde coletiva, coordenadora da CAAPS da Fiocruz Ceará, pesquisadora e professora dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e PROFSAÚDE e coordenadora do Serpovos.
Tags: Angola, Atenção Primária, Fiocruz Ceará, Saúde e Ambiente.