Alunos de Biotecnologia concluem etapa de iniciação do Provoc
Na última semana, os alunos do curso técnico em Biotecnologia da Escola Estadual de Educação Profissional Eusebio de Queiroz, no município de Eusébio, finalizaram a etapa de iniciação ‘Aprendizados e Reflexões’ do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz Ceará, que tem como objetivo oferecer aos estudantes do ensino médio a oportunidade de conhecerem e participarem de projetos de iniciação científica.
“Nesta fase inicial, os alunos foram estimulados à aprendizagem dos conhecimentos técnicos e científicos por meio da vivência do laboratório de pesquisa e familiarização com a técnica de espectrometria de massas e abordagens proteômicas para caracterização de macromoléculas”, como destaca a orientadora e pesquisadora da Fiocruz Ceará, Anna Carolina Machado.
Os cinco estudantes que participaram do primeiro PROVOC da Fiocruz Ceará: Anna Jullia Rodrigues, Anderson Lopes, Arthur Souza, Jair Mendes e Lorena Vitória demonstraram interesse em seguir para o nível avançado e desenvolver etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde.
Nos últimos dez meses, por meio período, eles se dedicaram aos estudos com comprometimento. “São os primeiros alunos do Programa na Fiocruz Ceará e já demonstram interesse e engajamento com o aprendizado, possuem desenvoltura e senso crítico. Que o projeto desperte neles uma continuação para a vida acadêmica”, acrescenta Anna Carolina.
A aluna Lorena Vitória contou com orgulho sobre a vivência durante o Provoc. “O Provoc foi algo inesquecível e que excedeu minhas expectativas em ter a oportunidade de me aproximar desse mundo que tanto me encanta que é a ciência. O conhecimento que adquiri nessa etapa ficará para o resto da minha vida. O programa me mostrou a importância e a beleza da ciência e como ela precisa ser mais reconhecida e valorizada. Durante a etapa inicial, conheci pessoas incríveis que me ajudaram, orientaram e me deram todo o suporte necessário. Todo o conjunto de treinamentos sobre biossegurança, pipetagem, descarte de resíduos, pesquisa bibliográfica, aulas sobre cromatografia, anticorpos, espectrometria de massas e momentos de troca com os pesquisadores me estimularam para que eu continue neste caminho em busca de mais conhecimento. Tenho orgulho por fazer parte do Programa de Vocação Científica da Fiocruz Ceará”, enfatiza.
Jair Mendes falou sobre a experiência em participar do Provoc. “Quero dar ênfase às atividades nos laboratórios multiusuário, pois tive um contato maior com algumas certas práticas que não poderia replicar no ambiente escolar, como manusear uma pipeta automática, ver o funcionamento da espectrometria de massas, a produção de um gel de eletroforese entre outros exercícios. Ainda cito as atividades que envolvem o trabalho de qualidade com as regras que indicam se um laboratório está ou não habilitado para as práticas, bem como a elaboração de formulários para mapear e classificar os riscos. Considero minhas experiências no Provoc como um marco importante para a minha iniciação científica e desejo que outros jovens possam vivenciar essas experiências oferecidas pelo programa”, conclui.