Simpósio de Saúde Digital compõe programação de 15 anos da Fiocruz Ceará

O LARIISA nasceu da necessidade de uma associação ampla para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento nas fronteiras da saúde e da tecnologia da informação no campo da saúde digital.

Para comemorar seus 15 anos, a Fiocruz Ceará realizará, durante uma semana, programação especial de eventos científicos e encontros estratégicos com parceiros nacionais e internacionais com foco no debate em pesquisa e inovação voltadas para o SUS. O Simpósio em Saúde Digital e o Encontro do Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes de Saúde (LARIISA) compõem a programação que busca promover a reflexão e o debate sobre estratégias e inovações em saúde digital no Brasil e no Ceará.

Na Mesa de Abertura do simpósio participarão autoridades do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Ceará, além de representante do Grupo de Pesquisa em Saúde Digital da Fiocruz Ceará e membro do LARIISA discutindo o Desafio da implementação da estratégia em saúde digital no SUS. A seguir ocorrerá a Conferência Estratégia Saúde Digital no Brasil, ministrada por Cleinaldo Almeida Costa – Diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde do Brasil (SEIDIGI), na perspectiva de apresentar a atual proposta para implementação das diretrizes da Estratégia de Saúde Global no Brasil.

À tarde haverá a Mesa Redonda Ecossistema de Inovação em Saúde Digital com foco na transformação de resultados de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em produtos para os serviços e sistemas de saúde na perspectiva de melhorar a qualidade do cuidado em saúde. Esta mesa contará com a participação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, além de representantes de Instituições de Ciência e Tecnologia, como a Fiocruz e a Escola de Saúde Pública do Ceará, de Hubs de Inovação, como o ICC Labs, o Ninna Hub, a Casa Azul da Fundação Demócrito Rocha, o Iracema Digital e o Centro de Referência em Inteligência Artificial. Participará ainda a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Saiba mais

O LARIISA nasceu da necessidade de uma associação ampla para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento nas fronteiras da saúde e da tecnologia da informação no campo da saúde digital. É um grupo de pesquisa interinstitucional e interdisciplinar, sob coordenação de Odorico Monteiro (Fiocruz Ceará) e Mauro Oliveira (IFCE), que conta com pesquisadores nas áreas de Tecnologia da Informação, Mídias Digitais, Ciência da Computação, Saúde Coletiva, Biotecnologia, Economia, Saúde e Meio Ambiente, Saúde Pública e Enfermagem. Os pesquisadores do LARIISA atuam na Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Instituto Federal do Ceará, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade Nova Lisboa (Portugal) e Universidade de Aveiros (Portugal).

Serviço

Quinta-feira (29/6);

Das 8h30 às 17h;

Local: Auditório da Fiocruz Ceará

Formulário de inscrição

Reunião no Zoom

ID da reunião: 813 1919 0217 / Senha de acesso: 961592

Tags: , .