Fiocruz Ceará participa da 1ª Conferência Livre de Saúde da pessoa com deficiência
A Fiocruz Ceará participou da “1ª Conferência Livre de Saúde Nacional – Amanhã vai ser outro dia: SUS e o compromisso ético com a saúde das pessoas com deficiência”. A pesquisadora Luciana Lindenmeyer representou a instituição no encontro que reuniu outras 33 entidades proponentes no dia 29 de abril, no campus de Manguinhos da Fiocruz.
A etapa preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada de 2 a 5 de julho, em Brasília, possibilita a proposição de uma diretriz para cada um dos quatro eixos temáticos indicados: “O Brasil que temos e o que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”. O evento contou ainda com o lançamento do livro “Itinerário de reflexões e práticas sobre acessibilidade e inclusão: a potência do Fórum Interinstitucional”. “A publicação tem dois capítulos escritos por trabalhadores/gestores do município de Eusebio, relatando as experiências da cidade em prol da pessoa com deficiência”, enaltece Luciana Lindenmeyer.
A Conferência aprovou as diretrizes que serão enviadas como contribuição ao documento formal, com propostas de ação que aprimoram a atuação em prol da saúde e dos direitos das pessoas com deficiência. “Por ter tido uma participação, entre presencial e virtual de mais de mil pessoas, a Conferência Livre elegeu 10 delegados para participarem da Conferência Nacional, garantindo assim a representação de 10 pessoas com deficiência nesse importante momento de participação social no SUS e nas políticas públicas de saúde”, comemora a pesquisadora.
Carta manifesto aprovada na Conferência com pautas das PCDs
Tags: Fiocruz Ceará, Inclusão, saúde.