Posse de Ministra da Saúde: Fiocruz Ceará reúne público para acompanhar ao vivo
O ano de 2023 começou e, com ele, novos ciclos de gestões. E foi para acompanhar, prestigiar e comemorar que a Fiocruz Ceará abriu as portas do seu auditório para reunir e saudar a nova ministra a Saúde, Nísia Trindade, que tomou posse na última segunda-feira (02/01/2023). O encontro também marcou o primeiro ato com a nova coordenadora geral da Fiocruz Ceará, Carla Celedônio, que assumiu a partir de janeiro a chefia da instituição no estado.
A data não poderia ser mais simbólica: primeira mulher a liderar o Ministério da Saúde assumiu o cargo no Dia do Sanitarista. Com grande conhecimento na área, Nísia Trindade é servidora de carreira da Fiocruz desde 1987, instituição que presidiu entre 2017 e 2022. Sua atuação no enfrentamento à pandemia de Covid-19 alcançou reconhecimento internacional, sendo condecorada com o grau de Cavaleira da Ordem Nacional da Legião de Honra da França (Ordre National de la Légion d’Honneur).
Em seu discurso, Nísia ratificou que a atual gestão será marcada “pela ciência e pelo diálogo com a comunidade científica” e defendeu uma atuação conjunta da Pasta com os demais ministérios. A ministra afirmou ainda que revogará portarias e notas técnicas que ofendem a ciência, os direitos humanos, os direitos sexuais e reprodutivos e que transformaram várias posições do Ministério da Saúde em uma “agenda conservadora e negacionista”.