Fiocruz Ceará conscientiza sobre prevenção aos acidentes de trabalho
Enfermeiras do trabalho ligadas ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Ceará estiveram na Fiocruz Ceará para alertar sobre a importância de prevenir acidentes do trabalho. A Iniciativa promovida pela Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Unadig), faz alusão ao abril verde, movimento nacional que visa reduzir os acidentes e os agravos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. O símbolo da mobilização é o laço verde, cor que representa as questões de segurança e saúde no trabalho. Muitos foram distribuídos na entrada do auditório.
Para começar, os colaboradores fizeram um alongamento e foram lembrados dos benefícios da atividade no início e no final do dia como forma de aliviar as tensões provocadas pelo dia a dia. Em seguida, as especialistas Denise Coelho e Margarida Ramos realizaram uma dinâmica com os participantes e repassaram informações sobre os tipos de acidentes de trabalho, como forma de conscientizar todos sobre a importância da prevenção no ambiente laboral. Eles também assistiram ao vídeo promocional feito pelos próprios colaboradores da Unadig, fazendo referência ao Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio.
A coordenadora de Recursos Humanos da Unadig, Ondina Canuto, destacou que trabalhadores e trabalhadoras passam em média 1/3 das suas vidas no ambiente de trabalho e por isso as ações precisam ser permanentes, independente do mês das iniciativas, como espaço de construção da temática. A palestra também contou com a parceria da equipe da Saúde do Trabalhador.
Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício da atividade profissional a serviço da empresa ou pelo exercício dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para desenvolvimento do trabalho. Mas as subnotificações e subregistros dos acidentes de trabalho dificultam o planejamento, a implementação e avaliação dos serviços da Vigilância em Saúde do Trabalhador.
A diretora do Cerest Ceará, Denise Coelho, explicou a atuação do Centro de Referência que atende todo tipo de trabalhador, inclusive os que não estão em ocupação como parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dando suporte para garantir a saúde integral de trabalhadores e trabalhadoras urbanos e rurais. De acordo com a enfermeira, o Cerest desempenha iniciativas de educação permanente, vigilância, inspeção sanitária, recebe denúncias e reclamações de assédio, insalubridade, acompanha pacientes vítimas de doenças ocupacionais, dentre outras atribuições.
A enfermeira Margarida Ramos falou sobre Biossegurança, os riscos relativos às técnicas de manipulação de organismo geneticamente modificados. Ela conheceu as dependências da Unadig antes da palestra e elogiou o clima organizacional da Unidade, bem como as sinalizações exigidas nas áreas de laboratórios
Conforme dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), somente no Brasil em 2021, os acidentes do trabalho são a causa de mais de 2.487 mortes no trabalho e 571 mil acidentes relacionados. O Nordeste ocupa as primeiras posições no ranking de acidentes de trabalho, assim como o Ceará, quando comparado aos outros estados que compõem a sua região.
Abril Verde
O movimento Abril Verde se justifica por registrar duas datas relacionadas ao tema: o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril; e o dia 28, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Esse último tem origem em uma tragédia ocorrida em 1969, quando se registrou a explosão de uma mina nos Estados Unidos da América, em que morreram 78 mineiros.
Tags: abril verde, acidentes de trabalho, Saúde do Trabalhador, unadig.