Fiocruz Ceará participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

A Fiocruz Ceará marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizada em Brasília de 29 de setembro a 1º de outubro. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, o evento teve como objetivo debater, deliberar e consolidar diretrizes para um novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. A pesquisadora Luciana Lindenmeyer representou a instituição no encontro nacional que debateu temas relevantes para as mulheres, dentre eles trabalho, autonomia econômica, saúde integral, violência e participação nos espaços de poder.

Marcado pela pluralidade, o evento contou com a participação de mais de quatro mil mulheres, de todas as regiões do país. A Fiocruz teve um estande no evento no qual foram exibidas informações sobre atividades desenvolvidas com e para mulheres em diferentes unidades da instituição.

Luciana Lindenmeyer ratifica que a 5ª CNPM é uma instância fundamental de participação social, que reúne representantes de todo o país — governo, sociedade civil, movimentos de mulheres — para construir coletivamente propostas que norteiem as políticas públicas de gênero até o próximo ciclo. “Uma mobilização muito importante foi a unificação de diversos materiais entre cartilhas, vídeos e podcasts sobre temas ligados às políticas públicas para as mulheres, reunindo tudo que é produzido na Fiocruz acerca do tema”, destaca Lindenmeyer. Ela acrescenta que, da Fiocruz Ceará, foi incluído um vídeo curto sobre o projeto “Não mexe comigo que não estamos mais sozinhas”. Todo esse material pode ser encontrado AQUI.

Ao final do evento, foram aprovadas propostas e moções que integrarão o relatório final e deverão compor as diretrizes do novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, com forte ênfase em temas como igualdade salarial, redução da jornada de trabalho, políticas de cuidado e enfrentamento à violência de gênero.

Compartilhe.

Tags: , .