Fiocruz Ceará esclarece sobre construção e produção do Complexo de Bio-Manguinhos no Eusébio
A Fiocruz Ceará informa que as ações para a construção do Complexo Tecnológico em Insumos Estratégicos em Eusébio (CTIE), de Bio-Manguinhos/Fiocruz, estão em fase de elaboração do projeto executivo das áreas administrativas, de Desenvolvimento Tecnológico e do almoxarifado. A previsão é que as obras desta primeira fase se iniciem até o final deste ano. Em paralelo, estão em discussão os projetos das instalações de produção de ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs), que serão construídas em etapa posterior.
Na planta de Eusébio (CE) serão produzidos, inicialmente, os IFAs de diversos biofármacos, fruto de parcerias que Bio-Manguinhos/Fiocruz tem em andamento. A produção acontecerá em diferentes plataformas, tais como E. Coli, CHO, SP2 e células vegetais, ampliando a gama de produtos a serem ofertados à população.
Atualmente, a Fiocruz Ceará se soma ao Governo do Estado, nos esforços para conter o avanço da pandemia do coronavírus com o trabalho desenvolvido na Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Ceará. Inaugurada no final de agosto de 2020, a Central funciona 24 horas por dia, sete vezes por semana, com uma média diária de 7 mil amostras testadas. De agosto de 2020 a março de 2021, já entregamos o resultado de mais de 600 mil amostras do Ceará e de outros 9 estados brasileiros.
Além das amostras excedentes do LACEN, chegam amostras diretamente de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e dos municípios, por meio de acordos firmados entre a Fiocruz Ceará e as secretarias municipais de saúde.