Especialização em Epidemiologia



A Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS ( EpiSUS-Intermediário), está sendo desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Vigilância em Saúde e a Fiocruz Brasília (Núcleo de Epidemiologia e Escola Fiocruz de Governo). A Fiocruz Ceará integra esta importante iniciativa que teve início em maio de 2021, com 800 alunos e será finalizada em dezembro do mesmo ano. 

O EpiSUS-Intermediário é um curso em serviço e como toda iniciativa de capacitação do EpiSUS tem a característica do “aprender fazendo”, onde a carga horária prática supera a teórica e inclui atividades a serem desenvolvidas em serviço. O curso tem destaque na qualificação dos profissionais das secretarias de saúde estaduais e federais para a melhoria das ações em vigilância epidemiológica, no fortalecimento da saúde pública por meio da capacidade de avaliar os sistemas de vigilância, nas investigações e controle de surtos, planejamento e realização de estudos de campo no âmbito regional e local.

O foco principal da especialização em Epidemiologia de Campo – EpiSUS é a identificação e levantamento de um problema de saúde local, cuja resposta deverá ser elaborada por meio de projeto aplicado a ser desenvolvido em grupo. O curso terá uma carga horária de 564 horas. Será dividido em 8 módulos, sendo 6 a distância e 02 presenciais, caso haja condição sanitária, ou realizadas remotamente no período destes módulos, equivalente a 8 meses de atividades no âmbito do serviço. Durante o curso os profissionais devem atuar, onde conduzem projetos para praticar, implementar e consolidar o que aprenderam nos módulos à distância.