Bem Viver: Programa da Fiocruz Ceará realiza palestra sobre saúde no trabalho

Dando continuidade às atividades do Programa Bem Viver Fiocruz Ceará (PBVFC), lançado em novembro de 2024, a Fiocruz Ceará realizou, na tarde do dia 31 de março de 2025, novo ciclo de palestras dentro da programação que será desenvolvida ao longo deste ano para informar e mobilizar os colaboradores em prol dos cuidados com a saúde e qualidade de vida. Antecipando a alusão ao “Abril Verde”, mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o tema do encontro foi “Postura e bem estar: Estratégias ergonômicas para um ambiente de trabalho saudável”, apresentado pelo fisioterapeuta ergonomista Josivânio Silva.

Com bom humor e exemplos práticos, Josivânio falou sobre a importância da postura e do alongamento para uma melhor qualidade de vida no trabalho e como ferramentas para evitar Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), dentre elas a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) como a tendinite. “Atualmente, os DORT são a segunda principal causa de afastamento do trabalho”, informa. O fisioterapeuta reforça que as consequências da má postura no trabalho surgem com o tempo e associou também a postura inadequada ao usar o celular, projetando a cabeça para a frente e forçando a musculatura das costas como exemplo de problemas relacionados à saúde física. “Estudos apontam que 70% da longevidade dos seres humanos está associada à qualidade de vida, envolvendo alimentação saudável, baixos níveis de estresse e atividades físicas regulares. Nosso corpo é a nossa casa e devemos colocá-lo em primeiro lugar”, defende. A apresentação foi encerrada com ginástica laboral, ensinando movimentos de alongamento e relaxamento muscular.

Saiba mais

O Programa Bem Viver Fiocruz Ceará (PBVFC) foi idealizado em articulação com a Coordenação da Fiocruz Ceará e com a Diretoria Executiva da Fiocruz e estruturado a partir de esforços de pesquisadores e discentes do Laboratório de Saúde Digital da Fiocruz Ceará, liderado pela Dra. Adriana Bacelo, com o apoio e colaboração da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEPE), com ênfase nas articulações da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), do qual salienta-se a especial atuação da equipe do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (NASA).

A iniciativa está alinhada ao Programa Fiocruz Saudável (em consonância com as diretrizes da política institucional, expressas nas teses do Relatório Final do VIII Congresso Interno da Fiocruz (2018), em especial na Tese 6), à iniciativa “Fiocruz que Cuida” e ao “Planejamento Estratégico 2024-2040 da Fiocruz Ceará”, em especial no que diz respeito à promoção de um ambiente de trabalho motivador e de bem-estar do trabalhador.

Compartilhe.

Tags: , .