SNCT: Fiocruz Ceará incentiva educação ambiental e uso de tecnologias na Lagoa da Precabura

A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi marcada por uma programação intensa e educativa na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Precabura, em Eusébio, com atividades organizadas pela Fiocruz Ceará. Com o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, as ações foram realizadas com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e mobilizaram estudantes, professores e comunidades do entorno em uma jornada de conscientização ambiental e aprendizado prático.

A programação teve início no dia 8 de outubro com a oficina pré-SNCT “Meninas na Ciência”, realizada na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Elisbão Pio. Voltada para estudantes do Ensino Fundamental I, a atividade promoveu reflexões sobre equidade de gênero e o protagonismo feminino na ciência, incentivando jovens meninas a se inspirarem em trajetórias de mulheres cientistas.

No dia 24 de outubro, a programação continuou com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Paulo Sá, que participaram de uma roda de conversa sobre os biomas brasileiros e a fauna da Lagoa da Precabura. Na ocasião, foram selecionadas algumas aves para comporem as placas que serão colocadas em pontos da APA da Lagoa da Precabura. Em seguida, um voo guiado com drone mapeou a área, destacando sua vegetação e permitindo a identificação de mudanças ambientais.

Nos dias 23 e 25 de outubro, foram realizadas oficinas de comunicação visual com os estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Paulo Sá, na Associação CircoLAR Sr. Juarez e na Escola Elisbão Pio, respectivamente. A construção e a pintura de placas educativas, que reforçam a conscientização ambiental, foram utilizadas nos cortejos-caminhadas dos dias 26 de outubro e 8 de novembro, que percorreu ruas e trilhas da APA da Lagoa da Precabura para fixação das placas em alguns pontos estratégicos envolvendo a comunidade, os estudantes e os professores da Escola Paula Sá em uma mobilização pela preservação ambiental.

Encerrando as atividades na região, no dia 29 de outubro, foi realizado um intercâmbio virtual entre estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Manuel Ferreira da Silva, de Eusébio, e da Unidade Escolar João Clímaco D’Almeida, do Piauí. O encontro proporcionou uma troca de experiências sobre ações de educação ambiental e preservação dos biomas brasileiros.

As atividades também incluíram discussões sobre o papel da ciência no cotidiano e estratégias de preservação ambiental aplicáveis às realidades locais. A união de tecnologia e conhecimento científico trouxe uma nova perspectiva para os participantes, que puderam compreender como métodos modernos, como o uso de drones, podem auxiliar no monitoramento ambiental e na vigilância popular em saúde.

Para a pesquisadora Ana Cláudia Teixeira, essas ações são transformadoras: “Ao aliar educação, tecnologia e cultura, buscamos aproximar a ciência do cotidiano das comunidades e promover uma conexão maior com os territórios. As atividades realizadas na APA da Lagoa da Precabura reforçam a importância de preservar os biomas e incentivar o protagonismo das comunidades na defesa do meio ambiente.”

Os encontros contaram com a participação dos pesquisadores da Fiocruz Ceará, Ana Cláudia Teixeira, Luciana Lindenmeyer, Fernanda Savicki, Giovanny Mazzarotto e Fernando Carneiro.

Leia também: Fiocruz Ceará leva ciência cidadã e valorização do bioma Caatinga a Monsenhor Tabosa e Santa Quitéria

Compartilhe.

Tags: , , .