Diversidade e Inclusão: Representantes da Fiocruz Ceará participam do I Encontro RedEquidade
A Comissão de Equidade e Diversidade da Fiocruz Ceará participou, nos dias 7 e 8 de novembro, do I Encontro RedEquidade: Fiocruz pela Diversidade e Inclusão. Organizado pela Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), o encontro foi realizado no Rio de Janeiro.
A programação incluiu a formação de grupos de trabalho para debater temas centrais em quatro eixos: comunicação e informação; educação e pesquisa; serviços e infraestrutura; e gestão do trabalho. A coleta das ideias resultou na sistematização de um plano com ações prioritárias a serem implementadas pelas unidades e escritórios.
Os grupos de trabalho propuseram, dentre as ações, a ampliação da presença de pessoas negras em cargos de decisão visando fortalecer a representatividade na gestão e a criação de programas para aumentar a empregabilidade trans e de pessoas com deficiência como uma questão urgente para reduzir desigualdades na Fiocruz. Além das discussões, foram desenvolvidas ações para o próximo ano pensando nos eixos das políticas étnico-racial, de gênero e de acessibilidade e inclusão da Pessoa com Deficiência.
“O encontro foi muito importante porque traçou ações que deverão ser realizadas para avançar concretamente para implementação das duas políticas a nível nacional na Fiocruz: A de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência e a étnico-racial e de gênero. Já apontamos também alguns desafios que devem ser dialogados durante o processo do próximo Congresso Interno previsto para 2025”, ratifica Luciana Lindenmeyer, analista de Gestão em Saúde da Fiocruz Ceará e integrante da Cedipa. Também participaram do encontro representando a Fiocruz Ceará Luciana Alelluia, Geraldo Sartori e Janaína Oliveira.
Tags: Cedipa, Diversidade, Fiocruz Ceará, Inclusão.