Oficina debate construção do curso Agente Popular da Saúde dos Povos das Águas
A Fiocruz Ceará, através da área de Saúde e Ambiente, realizou no dia 6 de agosto de 2024 uma oficina para construção do Curso Agente Popular da Saúde dos Povos das Águas. Coordenado pelo Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), participam do projeto, além da Fiocruz Ceará, a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal da Bahia, em cujos estados também haverá turmas do curso.
A oficina discutiu as linhas gerais da matriz curricular do Curso Agente Popular da Saúde dos Povos das Águas, considerando as especificidades do modo de vida e o processo de trabalho das pescadoras e pescadores artesanais do estado do Ceará. As discussões da oficina no Ceará serão compartilhadas na oficina que acontecerá no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) nos dias 29 e 30 de agosto, quando será construída a matriz curricular comum do Curso a ser ofertado nos quatros estados que fazem parte do projeto (Pernambuco, Ceará, Paraíba e Bahia).
Ana Cláudia Teixeira, pesquisadora da área de Saúde e Ambiente, destaca a riqueza e a pertinência das contribuições aportadas pelos participantes da oficina, a partir de suas vivências e experiência acumulada de trabalho ao longo de anos nos territórios pesqueiros com os povos das águas, bem como, a experiência no campo da educação popular e contextualizada, a qual será adotada como referencial para a construção do curso.
Além da equipe de coordenação do curso, participaram da oficina na Fiocruz Ceará representantes da Articulação Nacional das Pescadoras, do Instituto Terramar, do Conselho Pastoral dos(as) Pescadores(as), da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde, da Célula de Atenção à Saúde das Comunidades Tradicionais e Populações Específicas da Secretaria de Saúde do Estado Ceará.