Fiocruz Ceará recebe alunos da Universidade de Aveiro para estágio no tema Saúde Única
Fruto dos acordos de cooperação entre a Fiocruz e a Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, a Fiocruz Ceará recebe dois alunos do curso de Biologia para estágio curricular de 4 meses. Em ação direta da Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS), esta representa a primeira ação concreta da mobilidade de alunos entre as duas instituições. Entre as atividades previstas para o estágio estão desde treinamento em trabalho de campo para captura de mamíferos, coleta de amostras biológicas, biossegurança, até o processamento de amostras em laboratório.
Afonso Ribeirinho e Diogo Matos foram recebidos na Fiocruz Ceará pelo Dr. Giovanny Mazzarotto, que divide a orientação destes alunos com o Dr. José Cordeiro. Ambos os pesquisadores coordenam projetos na abordagem Saúde Única, conectando as áreas temáticas de Biotecnologia e Saúde e Ambiente da Fiocruz Ceará através do tema “Rastreio de patógenos na vida silvestre como ferramenta de vigilância em saúde”.
Neste primeiro mês de estágio, os alunos Afonso e Diogo já realizaram o primeiro treinamento em captura e coleta de pequenos mamíferos, juntamente com curso de taxidermia (preparação de animais coletados para coleções científicas), em parceria com o Museu de História Natural do Ceará (MHNCE), sob a coordenação da bióloga Nadia Cavalcante (MHNCE) e apoio e supervisão da Médica Veterinária Danielle Crawshaw (PICTIS). Eles também realizaram visita técnica à sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e aos laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz, parceiros em projetos com a Fiocruz Ceará, onde foram acompanhados pelo Dr. Carlos Eduardo Rocha (IOC), Dra. Ana Emilia Goulart Lemos (CDTS), Dr. Felipe Silva (Bio-Manguinhos) e Dra. Ana Maranhão (ICICT).
Estão previstas como atividades para este mês de março a monitoria da exposição fotográfica “Bichos de cá, bichos de lá”, na Fiocruz Ceará, iniciativa desenvolvida em cooperação entre a Fiocruz, UA e a OSUWELA, organização não-governamental moçambicana dedicada à promoção do desenvolvimento através da formação em Ciência.
Para os demais meses de estágio estão programadas outras atividades de campo, no Ceará, Rio de Janeiro e no Pantanal do Mato Grosso, sempre em projetos associados à Fiocruz Ceará.
Tags: one health, PICTIS, Universidade de Aveiro.