Sala de Apoio à Amamentação é inaugurada na Fiocruz Ceará
A inauguração foi simbólica, mas cheia de significado. Apesar de já estar sendo utilizada por duas funcionárias lactantes, foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (25/9) a Sala de Apoio à Amamentação na Fiocruz Ceará.
Na inauguração Carla Celedônio agradeceu a iniciativa do espaço acolhedor. “Que este cantinho contribua para o bem-estar das mamães e também para a saúde dos seus filhos”, ratifica. Juliano Lima, diretor executivo da Fiocruz também participou do ato de inauguração. “São pequenos gestos, mas de impacto grandioso que representam tudo aquilo que nós defendemos: priorizar a saúde e a qualidade de vida das pessoas”, enaltece.
“Já faz algum tempo que nós estávamos adaptando espaços provisórios no Campus para oferecer às mães lactantes que pediam esta demanda. No entanto, era necessário um espaço fixo que garantisse toda a estrutura adequada, além de um ambiente humanizado para apoio à amamentação. Por isso, juntamos esforços e entendemos que oferecer um lugar adequado e confortável seria valoroso para as mulheres trabalhadoras da Fiocruz Ceará que são mães e lactantes”, comenta Luciana Alleluia. “Nosso objetivo é garantir que a mãe que ainda amamenta possa se sentir tranquila em um ambiente para retirada e armazenamento do leite, garantindo a higiene e sem risco de contaminação”, reforça Janaina Oliveira.
Saiba mais
A iniciativa foi do Serviço de Gestão de Pessoas que acionou uma rede de colaboradores para efetivar a ação. SIMAN, Coordenação de Gestão, Coordenação Geral e Normatel deram o suporte, mas a colaboração também foi individual. A colaboradora Vera Rabay ajudou a embelezar a sala com sua arte, Carla Celedônio também contribuiu com a decoração, Yasmin Sales com o apoio.
Funcionando no Quiosque da Saúde do Trabalhador da Fiocruz Ceará, a sala tem como público-alvo mulheres mães lactantes que possuem a necessidade diária de extrair o leite. Para utilização, a requisitante deve acionar a Saúde do Trabalhador para ser cadastrada na autorização de entrada na sala.
“A sala de amamentação é uma das provas de acolhimento às mães colaboradoras da instituição, pensada também por mãos que acolhem. Dos grandes desafios pelos quais estou passando na maternidade, a amamentação e a separação para o retorno ao trabalho são de longe os mais difíceis, e ter um local adequado, calmo e reservado para amamentar ou ordenha do leite é maravilhoso! Obrigada a Fiocruz Ceará e em especial à Saúde do Trabalhador pelo cuidado e apoio à amamentação. Cada gota de leite é amor que jorra!”, enaltece Suelen Medeiros, bolsista da Qualidade e usuária do espaço.
Tags: amamentação, Fiocruz Ceará, Saúde do Trabalhador.