Fiocruz Ceará apresenta terapia Cart-Cell durante 74º reunião da SBPC

A Fiocruz Ceará participou, no fim de julho, da 74º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O encontro híbrido, reuniu pesquisadores nos quatro campi da Universidade de Brasília, com conferências, painéis, minicursos pela web, mesas-redondas e sessão de pôsteres, que incluiu a Jornada Nacional de Iniciação Científica. A estimativa é que mais de oito mil pessoas passaram pelos campi da Universidade de Brasília (UnB). Já a participação online chegou a mais de 35 mil pessoas, que acompanharam a programação pelos canais da SBPC e da UnBTV.

A Fiocruz Ceará foi representada presencialmente pelo pesquisador da área da biotecnologia Gilvan Furtado e contou ainda com a colaboração dos pesquisadores Marcos Lourenzoni e Martin Bonamino (Inca/Fiocruz) e Andrea Maranhão e Marcelo Brígido, ambos da Universidade de Brasília. No stand, os cientistas divulgaram a terapia por CAR-T-Cell, abordagem que está revolucionando o tratamento de alguns tipos de câncer e com potencial para ser ampliado para diversos outros tipos de doenças crônicas-degenerativas.

No stand da Fiocruz, cerca de 300 pessoas conheceram as atividades desenvolvidas pelos pesquisadores para explicar a terapia que consiste em fazer com que as próprias células do paciente destruam o tumor. Isso acontece com o uso de receptores de antígeno quiméricos (CARs) em células de linfócitos (CAR-T Cell), que são células de defesa cultivadas no laboratório e colocados de volta no paciente.  Além das informações do poster, os visitantes participaram de um jogo de tabuleiro, com perguntas didáticas sobre o tema e em seguida conheciam a estrutura das proteínas por meio de uma figura tridimensional apresentada no computador.

As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 ininterruptamente, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Pesquisador Gilvan Furtado no stand da Fiocruz
Visitantes nas atividades da Fiocruz Ceará
Jogo de tabuleiro
Figura tridimensional da estrutura das proteínas
Compartilhe.