A pesquisa-ação saúde: método em sete passos
1

Cadastro de experiências inovadoras de saúde
Cadastramento de experiências inovadoras existentes nos territórios do campo, da floresta e das águas realizado por comunidades, organizações e trabalhadoras/es da saúde.
2

Análise, sistematização e tradução intercultural
Leitura crítica e analítica, visando a sistematização e tradução intercultural das experiências em linguagens para diferentes públicos realizada pela equipe de pesquisa.

3
Visibilização e disseminação científica
Apresentação e compartilhamento das experiências em diversos formatos no site da pesquisa, outras mídias e redes de pesquisadoras/es, movimentos populares, gestoras/es e trabalhadoras/es do SUS.

4
Seleção para acompanhamento territorial
As três experiências consideradas mais inovadoras serão acompanhadas localmente pela equipe de pesquisa.

5
Participação nas rodas de conversas temáticas
Experiências inovadoras selecionadas serão convidadas para participar de roda temática virtual ao vivo com
a equipe da pesquisa.

6
Acompanhamento e ação territorial
Experiências selecionadas para acompanhamento local contribuirão fortemente na elaboração da metodologia de ação-participativa-comunitária.

7
Elaboração de plano de ação participativo
A elaboração do plano de ação-participativa-comunitária se dará no processo com base: a) nas experiências cadastradas b) nas rodas de conversas temáticas virtuais ao vivo c) no acompanhamento e ação territorial.
Nossa gente
Somos um grupo de pesquisadoras/es, profissionais do SUS, estudantes, comunidades e movimentos populares que atuam no ensino, cooperação e pesquisa em saúde coletiva.
O grupo de pesquisa Saúde do Campo, da Floresta e das Águas no contexto da Ecologia de Saberes é certificado pelo CNPq. Acesse aqui o diretório do grupo.


COMPARTILHE SUA EXPERIÊNCIA EM SAÚDE COM A GENTE!

Você atua na saúde e tem uma experiência para compartilhar?
Se você é trabalhador/a do Sistema Único de Saúde, especialmente da Estratégia Saúde da Família, e desenvolve com sua equipe uma ação inovadora de cuidado junto às populações do campo, da floresta e das águas, compartilhe aqui a sua experiência.

Você tem uma experiência de saúde para compartilhar?
Se você faz parte de grupo/comunidade do campo, da floresta e das águas (como pescadores/as, quilombolas e ribeirinhos/as); ou se integra um movimento ou entidade de representação desses grupos, clique abaixo e cadastre a experiência desenvolvida no território.
Fale com a gente
Utilize o formulário abaixo para entrar em contato com o nosso grupo de pesquisa
Instituições parceiras












Realização





Projeto Estratégia Saúde da Família: diálogos, saberes e práticas inovadoras e emancipatórias em respostas às necessidades sociais em saúde nos territórios do campo, da floresta e das águas no Ceará/Brasil, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará), com o apoio dos Programas de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (Rede PMA) e Inova Fiocruz.