Saberes e experiências em saúde indígena é tema de seminário

Compartilhar saberes, vivências e experiências em saúde indígena é o objetivo de seminário organizado pela iniciativa SERPOVOS, nos dias 17 e 18 de janeiro. A atividade faz parte do projeto de pesquisa Identidades, Memórias e Práticas de Cuidados em Saúde: convivências ancestrais e os desafios atuais na defesa do direito à saúde e da vida em territórios indígenas no sertão do Ceará, financiado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fundação Oswaldo Cruz e realizado pela Fiocruz Ceará.

O objetivo do projeto é contribuir para a melhoria da saúde dos povos do Território Indígena da Serra das Matas, por meio do fortalecimento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).

A TI da Serra das Matas é formada por 36 aldeias, que abrangem a zona rural dos municípios de Monsenhor Tabosa, Tamboril, Boa Viagem e Santa Quitéria nos Sertões dos Inhamuns.

Representantes dos três movimentos presentes no território – Potygatapuia, Movimento Indígena Tabajara Serra das Matas e Movimento Potyguara – vão participar do seminário. Participam ainda, professores e diretores de escola, da saúde popular, além de agentes indígenas de saúde e pesquisadores da Fiocruz e da Escola Nacional de Saúde Pública.

Durante o seminário, serão apresentados podcasts, vídeos e cartilhas educativas, além de um dossiê com o compartilhamento das informações e experiências resultantes da pesquisa e do trabalho de campo que vêm sendo realizados desde abril de 2021.

Em virtude do avanço da pandemia da covid-19, o evento será online, pela plataforma Zoom. Confira abaixo a programação completa e os links para acesso às reuniões.

PROGRAMAÇÃO
Seminário, compartilhamento de saberes, vivências e experiências em saúde indígena no sertão

17/01/2022

9h – 12h: Roda de conversa onlinepesquisa, ciência, políticas públicas e luta indígena por saúde e pelo direito a vida na perspectiva da ecologia de Saberes

Clique aqui para acessar a reunião.

18/01/2022

9h – 12h: Roda de conversa online: mostra de produtos educacionais e de pesquisa

Clique aqui para acessar a reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *