Povos das águas do CE participam do Grito da Pesca Artesanal em Brasília

22 de novembro é o Dia Nacional de Luta contra as violações vividas por comunidades pesqueiras. Em mobilização articulada pelo Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), povos das águas de 15 estados estão reunidos em Brasília para o Grito da Pesca Artesanal 2021. O encontro teve início no domingo e segue até 25 de novembro. Em pauta está a defesa da vida, dos territórios pesqueiros, da soberania alimentar e da democracia. 

Dentre as denúncias que querem ecoar durante o Grito estão o cancelamento do Registro Geral de Pesca e a exigência de um recadastramento profissional online. As dificuldades de acesso à internet tem excluído milhares de pescadores. A mudança definida pelo Governo Federal foi feita sem diálogo com entidades representativas. A falta de cadastro tem impactos no acesso aos benefícios previdenciários, como o seguro-defeso e a aposentadoria. Violação que agrava a situação dos povos das águas já fragilizados com a crise econômica, ambiental e sanitária do país, além das constantes ameaças de grandes empreendimentos econômicos que interferem em seus territórios e impactam seus modos de vida. 

Todos esses temas foram discutidos na mesa de análise de conjuntura realizada na manhã desta segunda-feira (22/11) – você pode conferir clicando aqui! À tarde, mais de 600 pescadoras e pescadores que participam do Grito marcharam pela Esplanada dos Ministérios em defesa da pesca artesanal. 

Parceria com a Fiocruz Ceará 

12 pescadoras e pescadores artesanais dos municípios de Aracati, Trairi, Camocim, Acaraú e Itarema, que integram a delegação do Ceará no Grito da Pesca Artesanal, contaram com o apoio da Fiocruz Ceará na realização de testes swab nasal para a Covid-19. Os testes foram feitos no dia 18 de novembro, um dia antes da viagem.

A parceria se deu através da participação do Conselho Pastoral de Pescadores (CPP Ceará) na Teia de Saberes e Práticas em Saúde da iniciativa SERPOVOS. A Teia integra movimentos, entidades, pesquisadores, profissionais e gestores de saúde em defesa do direito à saúde dos Povos do Campo, da Floresta e das Águas.

Para saber mais

Através do perfil de Instagram do MPP (@mppbrasil) e do YouTube “Campanha pelo Território Pesqueiro” você acompanha as atividades do Grito da Pesca Artesanal 2021 e pode ajudar a fortalecer a luta dos povos das águas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *