Projeto Paulo Freire + Saúde realiza painel com Leonardo Boff

Leonardo Boff, convidado do painel, segurando o documento Carta da Terra.
O professor e ecoteólogo Leonardo Boff foi o convidado especial do painel Terra, Vida e Solidariedade na Construção do Agora, que marcou a retomada do Projeto Paulo Freire + Saúde.

Vivemos um período decisivo para a preservação da vida na Terra. O chamado está nas reações da natureza às ações humanas. As emergências climáticas nos dão um ultimato contra o modelo econômico que nossas sociedades tentam sustentar. Nas palavras de Leonardo Boff, precisamos entrar em uma sintonia ecológica global para garantir a vida do planeta.  

O professor e ecoteólogo foi o convidado especial do painel Terra, Vida e Solidariedade na Construção do Agora, realizado pelo Instituto Antônio Conselheiro (IAC) – que está na nossa articulação SERPOVOS! -, pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A atividade aconteceu na tarde desta quinta-feira (16/09), em transmissão online, e marcou a retomada do Projeto Paulo Freire + Saúde. 

Boff saudou o trabalho de agroecologia e convivência com o Semiárido que o IAC e diversas organizações vêm desenvolvendo há décadas junto às comunidades rurais na região. Ele entende que esta é uma expressão do biorregionalismo, ao valorizar e respeitar os territórios e suas dinâmicas naturais e sociais:

“O território, quando se fala de ecologia, não é tanto os municípios, que é uma divisão artificial nossa. Mas o território com as divisões que a natureza fez. Com o tipo de montanhas, com o tipo de florestas, com o tipo de rios, com o tipo de flora e fauna, com a população que vive dezenas e dezenas de gerações naquela região. Que criou uma cultura, uma forma de alimentação, que desenvolveu produtos, que criaram seus artistas, seus cantores, como Zé Vicente (também convidado para o painel). Criaram uma pequena síntese onde ali pode ocorrer a verdadeira sustentabilidade. Sustentabilidade significa criar as condições que todos os seres que estão ali presentes possam ser preservados dentro dessa região. E aí nós podemos criar um verdadeiro desenvolvimento que seja humano”. 

Provocado a apontar os caminhos do agora para a preservação da vida, Leonardo Boff trouxe para a conversa uma série de referências construídas nos últimos anos. Desde a Carta da Terra, de 2000, elaborada pela sociedade civil a partir da articulação da ONU, a Organização das Nações Unidas; até as recentes Encíclicas do Papa Francisco sobre ambiente e sustentabilidade, chamando a atenção do mundo para o cuidado com a nossa casa comum, a Mãe-Terra.

Atento à sensação de impotência que tamanho desafio gera naqueles que se preocupam com o agora e com o amanhã, Boff semeia o esperançar como solução: “Cada um de nós deve se considerar uma semente. Você sabe que a semente tem tudo dentro dela; tem as raízes, os frutos, as folhas. Se cada um se considerar uma semente, ela será salvadora”. 

Em diálogo com Leonardo Boff contribuíram com o painel o poeta, músico e ativista social Zé Vicente; o representante da FIDA Claus Reiner; o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará Diassis Diniz; a coordenadora do Projeto Paulo Freire Íris Tavares, o coordenador geral do IAC Flávio Gonçalves, a agricultora do Riacho das Flores, em Reriutaba, Helena Soares, e a pesquisadora da Fiocruz Ceará Vanira Pessoa (coordenadora do SERPOVOS).  

Você pode assistir a live clicando aqui: https://youtu.be/1MaoKyCPqdU

Projeto Paulo Freire + Saúde

Ação de educação para a saúde que busca realizar ações de desenvolvimento de capacidades produtivas, sociais e de saúde pública, promovendo a integração entre os profissionais de saúde, os agentes comunitários de saúde e técnicos e técnicas do projeto, a fim de qualificar sua atuação como agente multiplicador. 

O projeto está em sua segunda fase. Dezesseis municípios do território de Sobral serão acompanhados através de atividades formativas, ações para a garantia da segurança alimentar e nutricional e da realização de pesquisa sobre a situação da saúde das famílias no contexto da pandemia. Ao todo, 248 comunidades rurais serão diretamente beneficiadas pelo projeto. 

Assista o vídeo do projeto: https://youtu.be/BO5yJt_BkeE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *