Live de lançamento em Conversa Desenhada

Sistematização da live do lançamento do site SERPOVOS por meio de ilustrações feitas pelo arte-educador Ricardo Wagner. Ele deu à técnica o nome de conversa desenhada.
Sistematização da live de lançamento do site SERPOVOS por meio de ilustrações feitas pelo arte-educador Ricardo Wagner. Ele deu à técnica o nome de conversa desenhada.

Os temas que mobilizam o SERPOVOS foram debatidos durante a live de lançamento do nosso portal no dia 26 de agosto. (Não viu? Pois dá para conferir clicando aqui.) Convidamos os representantes da Teia de Saberes e Práticas da pesquisa-ação para dialogar sobre os problemas enfrentados pelos povos do Campo, Floresta e Águas no acesso à Atenção Primária à Saúde, e as soluções que têm sido desenvolvidas nos próprios territórios. Também buscamos entender pela perspectiva do SUS que desafios as trabalhadoras e trabalhadores vivenciam para efetivar o direito à saúde dessas populações, além de expor como a pesquisa-ação pode contribuir para superar esses problemas.

Como um dos principais pilares desta pesquisa é aprofundar e difundir o conhecimento sobre essa realidade, nós buscamos formas diversas de nos comunicarmos com as pessoas. Uma delas é por meio da conversa desenhada, um jeito didático e lúdico de sistematizar um diálogo enquanto ele acontece. Para dar vida a essa estratégia contamos na nossa equipe com o arte-educador e ilustrador Ricardo Wagner. Foi ele quem deu este nome à técnica.

No vídeo da live, no nosso canal do Youtube, você acompanha alguns desses desenhos sendo feitos ao vivo. Posteriormente, fizemos a digitalização para que as ilustrações ganhassem mais detalhes e colorido.

Se você tiver interesse, a conversa desenhada está disponível para download na nossa biblioteca!

Um comentário

  1. Cada fala remete a uma ebulição das imagens que temos das realidades dos povos, dos nossos desejos e do que podemos conquistar. Transformar em desenhos é só uma das formas de fortalecer a compreensão da importância dessas ações caminharem de mãos dadas. Sigamos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *