Por que incentivamos que você cadastre a sua experiência em saúde?

Técnica de enfermagem realiza teste do pezinho em recém-nascido, na comunidade Serrote do Piaba, Distrito de Bonfim, em Sobral – Foto: Angélica Freire

Se você chegou aqui nesta matéria, já deve ter circulado pelo site tentando se familiarizar com o projeto. Também deve ter visto que formamos uma grande Teia de Saberes e Práticas unindo pesquisadoras, pesquisadores, entidades, organizações, movimentos sociais, gestoras, gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa SERPOVOS tem o intuito de dar visibilidade para experiências inovadoras de cuidado à saúde junto aos povos do campo, floresta e águas. Ações de Atenção Primária à Saúde (APS) promovidas de forma autônoma pelas comunidades ou articuladas com trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF) são importantes como exemplos exitosos que podem fortalecer políticas públicas de saúde específicas para estes grupos. 

A princípio, a busca pelas experiências se daria em campo. Mas a pandemia impôs medidas de cuidado para evitar a propagação do vírus, e, consequentemente, mudanças na dinâmica planejada. A alternativa foi apostar no cadastro através de um portal, que servisse também para reunir conteúdo de referência sobre o tema. Aqui está! 

É por meio do cadastro das experiências que a pesquisa poderá ser realizada. Clicando aqui você tem acesso à página. São dois tipos diferentes de cadastro, a depender de qual grupo está promovendo e irá descrever a experiência: comunidades, entidades, organizações e movimentos sociais representativos; ou equipes de trabalhadores do SUS. Algumas informações diferentes serão solicitadas para cada cadastro. Isso é para que a equipe de pesquisa possa compreender melhor como a experiência se dá. 

Os cadastros pedem dados de identificação do responsável pelo preenchimento e informações detalhadas para descrever a experiência de saúde desenvolvida. Também foram incluídas questões para compreender os impactos provocados pela pandemia da Covid-19. Para o cadastro direcionado às trabalhadoras e trabalhadores do SUS, há também tópicos para avaliar parâmetros de atribuições das equipes de Estratégia Saúde da Família definidos na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e de inovação da experiência em relação ao cuidado em saúde.  

Antes de cadastrar a experiência, é possível fazer download do questionário completo para saber quais informações são solicitadas antes de preenchê-las. Dessa forma, o grupo envolvido na experiência pode trabalhar coletivamente nas respostas e delegar que um de seus membros faça o cadastro no site. O responsável por fazer o cadastro deve ter um email ativo. Através dele, a pessoa receberá a confirmação do cadastro com todas as respostas enviadas. Após a análise da experiência, a equipe da pesquisa-ação entrará em contato. 

A análise envolverá um grupo multidisciplinar de pesquisadoras e pesquisadores que vão avaliar cada aspecto da experiência para identificar se são inovadoras e emancipatórias. As informações serão sistematizadas e disseminadas, contribuindo para a visibilidade das experiências e de seus protagonistas; e também para serem apresentadas aos gestores do SUS, a fim de que possam se tornar referência para o sistema de saúde. 

Posteriormente, a equipe do SERPOVOS fará uma seleção de três experiências (uma referente a cada um dos povos – campo, floresta e águas) que serão acompanhadas localmente. É daí que o grupo vai poder elaborar uma proposta de metodologia de ação-participativa-comunitária para contribuir com o trabalho de efetivação da Política Nacional de Saúde Integral da População do Campo, Floresta e Águas e outras demandas pelo direito à saúde.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *