Multiplicação de Saberes: preceptoria de estudantes do Curso de Medicina no estágio rural do internato

Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Pitombeira

Comunidade Pitombeira

Russas (CE)

Experiência em saúde cadastrada por Luis Lopes Sombra Neto, médico que integrou a Equipe de Saúde da Família da UAPS Pitombeira. Essa experiência não foi selecionada para a visita e oficina territorial pelo SERPOVOS.

Multiplicação de Saberes: preceptoria de estudantes do Curso de Medicina no estágio rural do internato

Descrição

Reforço do papel da preceptoria no acompanhamento e orientação de estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante estágio rural do internato. Cada estudante passou um mês no estágio, acompanhando os atendimentos na UAPS rural e em áreas de difícil acesso do território, visitas domiciliares, educação permanente dos profissionais e ações ligadas ao Programa Saúde nas Escolas, Outubro Rosa, dentre outros. Os alunos desenvolveram produtos, como vídeo com as atividades realizadas e página no Facebook com informações para a população. Ao final de cada mês, estudantes e preceptor debatiam sobre as práticas e vivências. No período da experiência, a UAPS Pitombeira atendia 4 mil pessoas entre agricultoras e agricultores familiares, trabalhadoras e trabalhadores rurais assalariados, comunidades tradicionais e populações atingidas por barragens.

Problema motivador

A demanda por uma formação médica capaz de preparar profissionais para lidar com as necessidades em saúde da população rural. Uma das transformações que se tem buscado fazer é inserir cada vez mais estudantes de Medicina no Sistema Único de Saúde (SUS). A experiência de orientação (preceptoria) por profissional motivado em ensinar e aprender é fundamental nesse sentido, ajudando a formar médicos e médicas preparadas e comprometidas com a saúde pública brasileira.

O que propõe de inovação na saúde?

Inserção de estudantes de Medicina na realidade rural, possibilitando ao mesmo tempo a oportunidade de ensino-aprendizado e o retorno em cuidado à saúde para a população.

Quem participa?

Internos do curso de Medicina da UFC e Profissionais da Equipe de Saúde da Família da UAPS Pitombeira: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar em Saúde Bucal, Cirurgião-Dentista, Enfermeira, Médico, Técnica de enfermagem, Técnico em Saúde Bucal.

Nos caminhos da inovação em saúde

Essa experiência teve início em dezembro de 2017 e foi concluída em dezembro de 2018.

Conversa desenhada

Galeria de imagens

Parcerias

  • Secretaria Municipal de Saúde de Russas