Sala de Espera e Varal Afetivo

Unidade Básica de Saúde Maria Tavares de Oliveira

Comunidade Baixio das Palmeiras

Crato (CE)

Experiência em saúde cadastrada por Bruna Suellen Pereira, farmacêutica que atuou como residente na EFS Baixio das Palmeiras.

Sala de Espera e Varal Afetivo

Descrição

Acolhimento humanizado realizado pela equipe da UBS para a população atendida durante a pandemia de Covid-19. A UBS ofertou na sala de espera para atendimentos algumas atividades de relaxamento com foco na saúde mental e de atenção e prevenção à saúde. Ao final da atividade, as pessoas eram convidadas a expressar numa folha de papel como se sentiram antes e depois do momento. Os papéis, sem identificação pessoal, eram recolhidos e expostos no Varal Afetivo. 1.864 pessoas contempladas.

Problema motivador

Com a chegada da Covid-19 no território, muitas pessoas passaram por adoecimento mental. A equipe de saúde registrou aumento da prescrição de medicamentos para ansiedade e depressão, além de tentativas de suicídio. O cenário mobilizou a UBS a promover maior aproximação com a população atendida.

O que propõe de inovação na saúde?

A prática foi significativa devido à atenção voltada para a população no período pandêmico. Muitos pacientes estavam necessitando de espaço de acolhimento, conforto e diálogo. No decorrer da experiência, foi observada maior adesão da população aos serviços ofertados pela unidade e avaliações positivas sobre o acolhimento.

Quem participa?

Agente Comunitário de Saúde e Residentes em Saúde Coletiva (farmacêutica, bióloga e educador físico).

Nos caminhos da inovação em saúde

Essa experiência teve início em abril de 2021 e foi concluída em janeiro de 2022.

Conversa desenhada

Galeria de imagens

Parcerias

  • Programa de Residência em Saúde Coletiva da Universidade Regional do Cariri