O que é a Vigilância Popular
A Vigilância Popular em Saúde (VPS) tem sido utilizada para nominar práticas de vigilância que privilegiam o protagonismo de comunidades, organizações e movimentos sociais. Pode envolver diferentes graus de atuação do Estado, da academia e dos profissionais de saúde, desde que estes reconheçam os atores e saberes populares e se impliquem nos processos participativos de natureza dialógica
Participatório em Saúde e Ecologia de Saberes
O Participatório se constitui em um grupo de pesquisa-ação com representantes das três esferas do SUS, instituições de pesquisa, movimentos populares, entidades e organizações sociais. Está inserido na Fiocruz Ceará e conta com parcerias e apoio fundamentais que se constituem numa teia de práticas e saberes.
O Participatório visibiliza os conhecimentos e modos de vida de comunidades guardiãs de nossa biodiversidade e também contribui para reduzir os impactos socioambientais, riscos, danos e vulnerabilidades à saúde humana e ao ambiente decorrente de projetos de desenvolvimento como o agro, hidro, minério negócio e ao mesmo tempo promover a saúde e a vida numa perspectiva emancipatória.
Para saber mais
Artigos, relatórios e outras produções
Dúvidas, sugestões ou quer saber mais sobre o Participatório de Vigilância Popular?