Projeto Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis do Mato Grosso

O Território

Localização:

Quilombo de Poconé, Mato Grosso

Total de pessoas:

Ao todo, cerca de 750 pessoas são contempladas com essa experiência.

Populações e comunidades no território:

  • Quilombolas

Conflitos socioambientais e/ou territoriais:

Os maiores conflitos são a disputa por terras e pela água, além da exposição impositiva aos agrotóxicos. Os moradores lutam pela defesa à vida, para manter a reforma agrária popular, por segurança alimentar, e proteção e acesso à água de qualidade.

Equipamentos e profissionais do SUS no território:

Programa Saúde da Família (PSF)

A experiência

Trata-se de um Projeto de Pesquisa-Ação que se organiza a partir dos Grupos de Trabalho Interdisciplinar Territórios, Saúde, Economias e Acesso ao Direito.

A partir da investigação das características dos territórios de cinco regiões de intensa produção agrícola do agronegócio, busca-se identificar os aspectos de formação sócio-histórica desses municípios, quais populações, povos, movimentos pulsantes, porém oprimidos pelo modelo de produção hegemônico, re-conhecendo as potencialidades socioculturais, produtivas, econômicas e dos modos de vida, analisando a situação de saúde, soberania alimentar e de acesso ao direito nesses territórios.

A partir da pesquisa, diversas ações de organização local e regional são incentivadas pelo Projeto, bem como o acesso à procedimentos jurídicos via NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) da Faculdade de Direito da UFMT. O projeto é financiado pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso e tem vigência de dois anos.

Saiba mais em:

Boletim

Galeria de fotos

Locais onde foi realizada a experiência:

  • Quilombo de Poconé

Participantes:

Povos tradicionais (indígenas e quilombolas), agricultores familiares, trabalhadores agrícolas sindicalizados, professores sindicalizados, Estudantes e professores de graduação e pós graduação da UFMT.

Movimentos sociais, entidades e organizações:

MST, FETAGRI, FEPOIMT, sindicatos de trabalhadores rurais, sindicato de trabalhadores da educação pública, conselhos de saúde.