Fiocruz Ceará debate assédio no trabalho e os direitos das Mulheres

A Fiocruz Ceará, por meio da Comissão de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), realizou última quinta-feira (5/3) encontro para debater o “Assédio no Trabalho e os direitos das Mulheres”. A atividade deu início à programação da Rede Mulheridades deste ano, iniciando as ações no mês de luta das mulheres, em alusão a 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

A auditora Fiscal da Receita Federal Marielle Dornelas participou do encontro. Ela foi a primeira servidora pública a obter remoção administrativamente com base na Lei Maria da Penha. Em sua participação, a ativista falou sobre a experiência e a luta nesse processo, trazendo informações importantes a respeito da naturalização da violência, de como buscar ajuda e a necessidade de romper com o ciclo de violência contra a mulher.

Fernanda Savicki, pesquisadora da área de Saúde e Ambiente, propôs a participação da convidada. “Conheci a Marielle em atividades externas em que participei como representante da ASFOC e ela representante sindical dos auditores da Receita Federal. Neste encontro ela falou sobre as mudanças da política de remoção das mulheres vítimas da violência doméstica. Achei o tema muito relevante e, desde então, propus esse momento e calhou de realizarmos agora, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Temos vivido tempos absurdos em que, diariamente, lidamos com novos casos de agressões e feminicídio”, ratifica.

Carla Celedonio, coordenadora da Fiocruz Ceará, deu boas vindas a todas, agradeceu a Marielle pela disponibilidade, ratificou a importância da pauta, assim como da Comissão de Equidade e Diversidade e da Rede de Mulheres da Fiocruz Ceará. No encontro, Carla reforçou os valores da Fiocruz, afirmou que nenhuma forma de violência de gênero pode ser tolerada e reforçou a necessidade de mobilização de mulheres e homens para a campanha do governo federal, com foco na proteção à vida e cultura da paz.

Após a apresentação de Marielle, foi aberta a roda de conversa, onde todas puderam compartilhar relatos. “A Rede Mulheridades se torna mais forte a cada edição, como momento coletivo de apoio e de cuidado entre as mulheres”, ratifica Janaína Oliveira, colaboradora da Saúde do Trabalhador da Fiocruz Ceará. Ela reforça que a ideia é que os encontros se tornem periódicos, já com atividades previstas para os dias 14 de maio, 16 de julho, 24 de setembro e 12 de novembro de 2026.

Tags: , , .