Projeto sobre Educação Alimentar reúne áreas da Fiocruz Ceará

imagem com titulo: projeto educação alimentar fiocruz ceará
Para ajudar com dicas de escolhas saudáveis e provar que uma boa alimentação pode ser nutritiva, prática e acessível, o grupo produziu e lançará uma coletânea de materiais gráficos com temas variados.

O cuidado e a preocupação com a qualidade da alimentação dos trabalhadores da Fiocruz Ceará foi o ponto de partida para a construção de um projeto que reúne as áreas de Saúde do Trabalhador, Saúde Digital e Educação, Informação e Comunicação. E nesta sexta-feira (31/03), data em que é comemorada o Dia da Saúde e Nutrição, o grupo formado por representantes das três áreas anuncia o lançamento do projeto “Educação Alimentar”, com o objetivo de sensibilizar, através da informação, sobre a importância do cuidado com os alimentos para a garantia de uma vida mais saudável.

Com a escassez de alimentos na região onde está localizado o campus da Fiocruz Ceará, a equipe de Saúde do Trabalhador percebeu, após meses de diálogo, que muitos trabalhadores improvisam na alimentação, optando por alimentos práticos com baixo grau nutritivo. Alguns deles ficam, inclusive, sem se alimentar durante o expediente.

Para ajudar com dicas de escolhas saudáveis e provar que uma boa alimentação pode ser nutritiva, prática e acessível, o grupo de trabalho produziu e lançará uma coletânea de materiais gráficos com temas como “Probióticos e Prebióticos”, “Dicas de higienização e conservação de alimentos”, “Hipertensão arterial e sua relação com o sal”, dentre outros. A ideia é trazer, em linguagem acessível e simples, mas com base cientifica e referências bibliográficas, informações que possam contribuir para melhorar a alimentação de todos. Além dos folderes, também serão compartilhados quinzenalmente um documento digital com sugestões de receitas aplicáveis ao conteúdo daquele mês.

A proposta dialoga com a Portaria Normativa Nº 7, de 26 de outubro de 2016, que institui as diretrizes de promoção da alimentação adequada e saudável nos ambientes de trabalho, a serem adotadas como referência nas ações de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho dos órgãos e entidades integrantes do sistema de pessoal civil da administração federal (SIPEC), no qual a Fiocruz está inserida. Dentre as diretrizes, orienta-se a “realização de ações de educação alimentar e nutricional, de modo a orientar as escolhas saudáveis”.

Adriana Bacelo, nutricionista e pesquisadora do grupo de Saúde Digital, reforça o objetivo de sensibilizar e abrir a discussão da importância da alimentação saudável. “Este será um embrião de um projeto que deveremos expandir sobre Saúde Alimentar. Já prevemos outras estratégias a serem divulgadas futuramente em prol da nossa saúde”, ratifica uma das responsáveis pela iniciativa.

Saiba mais

O lançamento do projeto “Saúde Alimentar” será na próxima segunda-feira, dia 03 de abril de 2023. A primeira edição do material, com o tema “Probióticos e Prebióticos”, será compartilhada de forma híbrida, por e-mail e redes sociais, e também distribuída em material impresso em locais estratégicos da Fiocruz Ceará, como nas portarias e secretarias.

Já no dia 28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, o GT irá realizar uma roda de conversa com a participação dos servidores, trabalhadores e colaboradores para falar sobre alimentação, nutrição e saúde, além de tirar dúvidas e coletar sugestões para as próximas edições do material a ser compartilhado.

Com moderação da nutricionista e pesquisadora da Fiocruz Ceará Adriana Bacelo, o encontro contará com a participação de Kamila Oliveira, pós-doutoranda da Fiocruz Ceará, que irá contextualizar o ambiente de trabalho para a alimentação saudável e o biólogo e nutricionista Wiliam Regis, que abordará sobre a importância entre hábitos de vida saudável e a longevidade.

Equipe do “Educação Alimentar”

– Sérgio Reis – Recursos Humanos;

– Janaína Oliveira – Saúde do Trabalhador;

– Adriana Bacelo nutricionista e pesquisadora da Fiocruz Ceará;

– Kamila Oliveira (pós-doutoranda);

– Leandro Fernandes (estagiário);

– Odorico Monteiro e Ivana Barreto (Saúde Digital)

– Carolina Campos e João Estabile (Comunicação)

Compartilhe.

Tags: , , , .