Oficina reúne grupo participativo intersetorial para discutir sustentabilidade socioambiental da Lagoa da Precabura e criação de um Ecomuseu Comunitário

A Fiocruz Ceará sediou na última terça-feira (3/2), o quarto encontro que discute a construção do futuro Programa de Sustentabilidade Socioambiental e Saúde do Território do Entorno da Lagoa da Precabura. O grupo participativo e intersetorial reúne representantes de várias áreas da Fiocruz Ceará, dentre eles o Grupo de Saúde e Ambiente, a Coordenação de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (CAAPS), Coordenação de Educação, Informação e Comunicação (CEIC), além de outras instâncias e unidades do sistema Fiocruz, como Bio-Manguinhos, Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS) e Casa Oswaldo Cruz. Participam também membros das comunidades do entorno da Lagoa da Precabura (Precabura, Mangabeira, Encantada e Cararu), representante da Associação de Moradores e Amigos da Precabura (AMAPRE), gestão da APA da Lagoa da Precabura, órgãos ambientais estaduais e federal, Instituto Federal do Ceará e a Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (ADTIS), responsável pela governança do Distrito de Inovação em Saúde do Ceará (DISEC).

Carla Celedonio, coordenadora da Fiocruz Ceará, enalteceu a iniciativa de reunir as comunidades do entorno e instituições com o intuito de dialogar e garantir a preservação do meio ambiente e minimizar os impactos com a chegada do Distrito de Inovação em Saúde. “Estamos todos de mãos dadas e comprometidos com um ambiente de promoção do bem viver. Este processo democrático é fundamental para concluir, com êxito, um programa que possa ser inspiração para gerações, contribuindo não só com a preservação do entorno, mas também com a inclusão e profissionalização das pessoas que ocuparão o distrito”, ratifica.

Durante o encontro foram discutidas questões como a revitalização ambiental da Lagoa; o anseio por educação de qualidade e formação profissional para jovens; melhor infraestrutura, transporte e saneamento para a região; a importância do turismo comunitário e da pesca artesanal; preocupação com a expansão imobiliária predatória e a defesa de que o território se torne referência em ciência, sustentabilidade e participação social.

Ecomuseu Comunitário

Dentre as propostas apesentadas está a criação de um ecomuseu comunitário da Lagoa da Precabura, que deverá preservar a memória e história local, servindo como centro de formação, espaço de cultura, artes, audiovisual e exposições, além de base para trilhas e turismo sustentável. A comunidade também acredita que o novo espaço seja laboratório vivo (fauna, flora, meliponário, farmácia viva) e polo de educação ambiental, além de ponto de integração com escolas, IFCE e Fiocruz Ceará.

Foram discutidos de forma preliminar cenários e possibilidades para sua implementação imediata tendo como referência a Associação de Moradores e Amigos da Precabura (AMAPRE) e no futuro, no Distrito de Inovação em Saúde.

Como encaminhamento, foi definido um grupo de trabalho envolvendo a comunidade, Fiocruz e IFCE que deverão redigir o projeto do Ecomuseu e mapear os espaços possíveis para sua implantação, além de realizar inventário territorial e histórico, integrando as universidades neste contexto.

A próxima reunião do GT deverá acontecer no 27 de fevereiro de 2026, enquanto a apresentação e validação do projeto à comunidade está prevista para março de 2026.

Participaram da 4ª Oficina do Grupo Participativo Intersetorial, pela Fiocruz Ceará: Carla Celedonio (coordenadora da Fiocruz Ceará), Adriana Bacelo (chefe de gabinete), Vanira Pessoa (CAAPS), Ana Cláudia Teixeira (CEIC); Fernando Carneiro, Fernanda Savicki, Margareth Galo, Marto Leal, Adrielle Rodrigues e Soraya Tupinambá (pesquisadores da área de Saúde e Ambiente); Lizaldo Maia (Núcleo de Memória/CEIC), Eduardo Ruback (Divulgação Científica e Popularização da Ciência/CEIC); Maria da Paz Monteiro, Thayná Henrique e Luciana Alleluia (equipe CAAPS).

A oficina contou com a presença ativa de moradores das comunidades – Eponina Nogueira, Paulo Pereira, Maria de Fátima dos Santos, Edmilson Francisco, Sueli Gimenez, Gilson Noronha –, presidente da AMAPRE – Ana Lúcia da Silva –; representantes da gestão da APA da Lagoa da Precabura – Tissiane Pereira –, e da VPAAPS/Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS) – Maria Inês Corrêa Cárcamo –, da Casa Oswaldo Cruz – Inês El Jaick Andrade; professores do IFCE: Pró-reitora de Extensão do IFCE – Ana Cláudia Uchoa Araújo –, Pró-reitora de Ensino – Cristiane Borges Braga –, Isabel Magda Said, Nórlia Parente, Jarbiani Sucupira, Emanuel Bezerra, Marly Alves, Flávia Plutarco; representantes da Secretaria Municipal de Educação de Eusébio – Jéssica Soares –, do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Eusébio – Makciel Castro, Jonathan Silva e Wdeilson Cabral –, da ADTIS – Ondina Canuto – e da COBRAPE – e Márcia Moreira.    

Compartilhe.