Fiocruz e Governo do Ceará alinham ações relativas ao Distrito de Inovação em Saúde do Ceará
Para tratar sobre os avanços do Distrito de Inovação em Saúde do Ceará (DIS-CE), no dia 16 de julho, representantes da Fiocruz e do Governo do Ceará estiveram reunidos com o governador Elmano de Freitas. O encontro contou com a presença do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, que apresentou os progressos na implantação do projeto e destacou a relevância de novas ações de governança e infraestrutura para atrair e implantar novas instituições no Distrito.
Durante a reunião, Mario Moreira detalhou iniciativas, como a implantação do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, o início das obras da biofábrica Wolbachia e o avanço da primeira etapa do Complexo Tecnológico de Insumos Estratégicos de Bio-Manguinhos. Ele ressaltou que essas entregas consolidam o Ceará como polo estratégico para o desenvolvimento de tecnologias em saúde e reforcou a necessidade de apoio contínuo do governo estadual.
A coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, e o coordenador de Inovação, Produção e Empreendedorismo da instituição, Odorico Monteiro, ressaltaram a organização, por parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), de reuniões mensais com a finalidade de promover e acompanhar o cronograma de implantação do DIS-CE. Outro ponto debatido no encontro foi a necessidade e estratégias para formação de capital humano em diferentes níveis, do técnico à pós-graduação, alinhada à perspectiva de inclusão social e desenvolvimento socioeconômico do Estado.



Na perspectiva de transformação social, o médico sanitarista Carllile Lavor reforçou ainda a importância do ensino profissionalizante para os jovens do entorno do Distrito.



O governador Elmano de Freitas reafirmou o compromisso do Governo do Ceará com a implantação e a estruturação do DIS-CE, enfatizando a geração de novos medicamentos e tecnologias em saúde, no fortalecimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O grupo interinstitucional reúne, além da SDE, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), a Fiocruz, a prefeitura municipal de Eusébio, a Organização Social qualificada para gerir o Distrito (ADTIS) e instituições como ENEL, Cagece e Cegas.
Participaram também da reunião o Secretário de Articulação Política do Ceará Nelson Martins e o presidente da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde – Adtis, Organização Social qualificada pelo governo do estado do Ceará para a gestão do DIS-CE, Carlo Ferrentini.
Tags: Fiocruz, Fiocruz Ceará, Governo do Ceará.