Fiocruz Ceará realiza I Caminhada Bem Viver

A Fiocruz Ceará, por meio do Programa Bem Viver, realizou, na última quinta-feira (15/4), mais uma ação voltada ao bem-estar e promoção da saúde para trabalhadores, trabalhadoras e discentes. A I Caminhada Bem Viver convidou a equipe a se movimentar e mostrou que, assim como o ciclo de palestras mensais, a atividade física também é ferramenta importante para uma melhor qualidade de vida.




A concentração aconteceu no final da tarde, com oferecimento de água, frutas e suco detox. Com a orientação do educador físico Eduardo Alves, da Secretaria de Esporte e Juventude de Eusébio (SEJUV), os participantes tiveram um momento de alongamento antes de iniciar a caminhada dentro do campus. A expectativa é de a atividade ser oferecida mensalmente.



Representando o secretário da Sejuv, Michel Chokiyo, a psicóloga clínica e esporte Lidiane Silva, parabenizou a iniciativa da Fiocruz Ceará e destacou que o esporte e a atividade física transformam vidas. “Não devemos nos resumir a trabalho e pagar boleto. Estando com corpo e mente saudáveis lidamos melhor com as demandas do dia a dia”.


Ana Cristina Ricardo, copeira da Normatel, participa assiduamente das atividades oferecidas pelo Bem Viver e agradece a oportunidade de aliar trabalho e cuidados com a saúde. “É louvável a iniciativa da Fiocruz de se preocupar com o bem estar dos funcionários, inclusive nosso, que somos de uma empresa prestadora de serviços. A gente tem mais é que aproveitar, comparecer e incentivar mais gente a participar para usufruir de um benefício desses. Eu gosto muito e pretendo continuar participando de todas as atividades”, ratifica.




Bem Viver
Lançado em 2024, o Programa Bem Viver Fiocruz Ceará (PBVFC) tem realizado atividades voltadas à saúde e ao bem-estar ao longo do ano, motivando trabalhadoras e trabalhadores. Com palestras, encontros, acompanhamento individualizado e multidisciplinar, a ação foi inspirado na perspectiva de que o Bem Viver relaciona-se à melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da valorização das dimensões culturais, sociais, econômicas e ambientais, culminando, assim, na promoção da saúde da população.
O PBVFC foi idealizado em articulação com a Coordenação da Fiocruz Ceará e com a Diretoria Executiva da Fiocruz e estruturado a partir de esforços de pesquisadores e discentes do Laboratório de Saúde Digital da Fiocruz Ceará, liderado pela Dra. Adriana Bacelo, com o apoio e colaboração da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEPE), com ênfase nas articulações da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), do qual salienta-se a especial atuação da equipe do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (NASA).

A iniciativa está alinhada ao Programa Fiocruz Saudável (em consonância com as diretrizes da política institucional, expressas nas teses do Relatório Final do VIII Congresso Interno da Fiocruz (2018), em especial na Tese 6), à iniciativa “Fiocruz que Cuida” e ao “Planejamento Estratégico 2024-2040 da Fiocruz Ceará”, em especial no que diz respeito à promoção de um ambiente de trabalho motivador e de bem-estar do trabalhador.
A organização do Bem Viver solicita que os participantes participem da pesquisa de avaliação da iniciativa, respondendo oquestionário disponível no QR Code ou no link.
Tags: Bem Viver, Fiocruz Ceará, Saúde do Trabalhador.