Fiocruz Ceará participa do I Seminário do Fórum Popular de Agroecologia Urbana e Periurbana de Fortaleza
A Fiocruz Ceará esteve presente no I Seminário do Fórum Popular de Agroecologia Urbana e Periurbana de Fortaleza, realizado no último dia 9 de dezembro de 2025, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento reuniu representantes de instituições governamentais, universidades, movimentos comunitários e redes agroecológicas em um amplo debate sobre sustentabilidade, segurança alimentar e modelos de governança voltados ao fortalecimento da agricultura urbana e periurbana.

A participação da instituição se deu por meio de Adriana Costa Bacelo, chefe de gabinete, nutricionista e tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz Ceará, que integrou a Mesa 1 “Governança participativa, agroecologia urbana e periurbana”. A mesa, mediada pela professora Iara Gomes, reuniu também o agricultor representante do Fórum Popular de Agroecologia Urbana e Periurbana de Fortaleza, Ian Gabriel; a representante da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, Cynthia Studart; o Prof. Dr. Celso Locatel, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e a representante das mulheres indígenas Tapebas, Joana Tapeba.
O diálogo trouxe reflexões sobre a importância da governança participativa na construção de políticas públicas que ampliem a agroecologia como instrumento de transformação social, ambiental e sanitária. Em sua participação, Adriana Bacelo reforçou o compromisso da Fiocruz Ceará com iniciativas que promovam segurança alimentar, sustentabilidade e fortalecimento comunitário, ressaltando a relevância da articulação intersetorial e da construção coletiva nas políticas de agricultura urbana.
Construção de agenda integrada para a agricultura urbana
O seminário, promovido pelo Fórum Popular de Agroecologia Urbana e Periurbana de Fortaleza em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da Alimentação (NUPEGA/UFC), contou ainda com outras duas mesas temáticas ao longo do dia. Os debates envolveram políticas públicas, instrumentos de fortalecimento da agricultura urbana no Ceará e no Brasil e perspectivas para a construção de uma agenda municipal que dialogue com diferentes atores sociais.
A programação reuniu representantes de ministérios, secretarias estaduais, conselhos municipais, instituições de planejamento e movimentos sociais, consolidando um espaço plural de articulação e construção coletiva.
Práticas sustentáveis reforçam compromisso da Fiocruz Ceará
Além da participação no seminário, a Fiocruz Ceará tem ampliado internamente ações alinhadas à agroecologia e à promoção da alimentação saudável. Entre elas, destaca-se o novo restaurante do campus, fruto de um processo de planejamento e licitação conduzido ao longo de dois anos**,** com o envolvimento de diversas equipes técnicas. O espaço foi concebido seguindo princípios de sustentabilidade e integra ações de compostagem, cujo biofertilizante será utilizado na implantação de uma horta comunitária dentro da própria unidade. O objetivo é beneficiar prioritariamente trabalhadores em situação de vulnerabilidade, além de contribuir para a manutenção dos jardins do campus.
A iniciativa faz parte de uma série de ações de promoção à saúde e bem viver, envolvendo diversos atores da Fiocruz Ceará, da Direção Executiva e da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde, coordenada por Adriana Bacelo no âmbito do Programa Bem Viver Fiocruz Ceará.
No âmbito das práticas sustentáveis adotadas no campus, a Fiocruz Ceará também mantém, de forma contínua, a realização da Feira Agroecológica quinzenal, iniciativa que fortalece a agricultura familiar e amplia o acesso da comunidade a alimentos orgânicos e de base agroecológica. Esse compromisso se reflete ainda no Termo de Referência do novo restaurante institucional, que prioriza a aquisição de produtos agroecológicos e de origem local, além de restringir o uso de alimentos ultraprocessados, em consonância com as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira. A medida reforça a promoção da alimentação adequada e saudável como eixo estruturante das ações institucionais de saúde, sustentabilidade e bem viver.