Fiocruz Ceará participa do 1º Seminário de Monitoramento da Qualidade do Ar, em Fortaleza
A Fiocruz Ceará participou do 1º Seminário de Monitoramento da Qualidade do Ar, realizado nesta terça-feira (10/02), no Auditório do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. A instituição foi representada por sua coordenadora, Carla Celedonio, que participou do evento substituindo o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mário Moreira, convidado para a programação.
Promovido no âmbito do Projeto de Monitoramento da Qualidade do Ar, o seminário integrou uma iniciativa estratégica da Infra S.A., desenvolvida em parceria com a UFC e com o apoio de órgãos do setor de transportes. O projeto tem como objetivo impulsionar ações concretas para a redução de emissões atmosféricas em corredores de transporte, além de fortalecer políticas públicas sustentáveis com impacto direto na mobilidade urbana e na qualidade de vida da população.
Durante o encontro, foram apresentados os fundamentos técnicos e institucionais da proposta, que está sendo viabilizada por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED). O instrumento formaliza a cooperação entre as instituições envolvidas e estabelece um plano de trabalho com metas definidas, responsabilidades compartilhadas e cronograma de execução. A iniciativa já havia sido debatida em reunião preparatória realizada em novembro de 2025, com a participação de representantes da Infra S.A., UFC, ANTT e do Ministério dos Transportes, quando foram alinhados os principais aspectos técnicos do projeto.

Ao longo do seminário, o público teve a oportunidade de acompanhar debates voltados ao compartilhamento de experiências, à integração entre as instituições federais, estaduais, municipais e do setor aéreo, e ao alinhamento de estratégias para impulsionar um projeto-piloto com grande potencial de impacto positivo em todo o território nacional. Atualmente, pesquisadores e profissionais da UFC, da Infra S.A., da Universidade Federal de Goiás e da Universidade Federal de Pernambuco já estão mobilizados na execução das atividades.
A programação também destacou a importância da ampliação das parcerias institucionais, com a perspectiva de inclusão de novos atores estratégicos, como o Ministério do Meio Ambiente, a Polícia Rodoviária Federal, gestores de aeroportos, órgãos de infraestrutura, governos locais e entidades representativas do setor de transportes.
Além do seminário, parte dos participantes teve acesso a uma agenda complementar nos dias 10 e 11 de fevereiro, incluindo a instalação do primeiro equipamento de monitoramento da qualidade do ar, visita técnica ao Laboratório Trama da UFC e reuniões executivas com parceiros locais. As atividades reforçaram o caráter aplicado e colaborativo do projeto, voltado à produção de evidências técnicas que subsidiem políticas públicas sustentáveis para o transporte brasileiro.
Para a coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, o seminário representou um avanço importante na articulação entre ciência, infraestrutura e saúde pública. “O monitoramento da qualidade do ar é uma agenda estratégica, porque conecta dados ambientais, mobilidade e impactos diretos na saúde da população. Iniciativas como essa fortalecem a produção de evidências científicas e qualificam a formulação de políticas públicas mais sustentáveis e integradas”, destacou.




O seminário contou com apresentações institucionais e técnicas, além de espaço para perguntas e contribuições do público. Entre os palestrantes estiveram Lilian Campos, superintendente de Inteligência de Mercado da Infra S.A.; Prof. Dr. Bruno Bertoncini, coordenador do Projeto VITAE pela UFC e Francisco Nunes, gerente de Pesquisa e Mercado da Infra S.A.