Fiocruz Ceará participa de encontro internacional para celebrar cooperação científica

Com o objetivo de dar visibilidade e valorizar as colaborações entre equipes de pesquisa francesas e brasileiras nos campos das ciências da vida e da saúde, a embaixada da França em Brasília realizou, no dia 1°/6, o evento “França-Brasil: dois países para uma saúde única”. O coordenador de Pesquisas e Coleções Biológicas da Fiocruz Ceará, João Hermínio, e a conselheira científica regional do Instituto Pasteur, Caroline Passaes, participaram do encontro que celebra a diplomacia científica entre os dois países e contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade e da Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, além de representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia e de instituições parceiras.

O encontro destacou a presença de instituições de pesquisa francesas, apresentando ilustrações, resultados e aplicações concretas em termos de políticas públicas para responder aos desafios da saúde das populações. A união do trabalho científico entre França e Brasil tem proposto métodos inclusivos que compreendem a saúde de forma mais global em uma abordagem de Saúde Única, no conceito de “One Health”.

Os representantes da Fiocruz Ceará apresentaram a estruturação da plataforma com o Instituto Pasteur, as oportunidades de cooperação bilateral e sobre seu papel com foco em Imunologia e Imunoterapia. “A França segue uma política comprometida em favor da saúde global, permitindo o fortalecimento dos sistemas de saúde, a melhoria do acesso aos cuidados e a luta contra as doenças infecciosas emergentes. Este evento é uma homenagem entre a cooperação histórica da França-Brasil”, destaca João Hermínio.

Também foram debatidos temas como Saúde na fronteira França-Brasil; Arboviroses e saúde única: o protagonismo do Instituto Evandro Chagas; Desenvolvimento sustentável, saúde e territórios amazônicos; Poluição por mercúrio e impacto na saúde e Prezode: iniciativa internacional para prevenir zoonoses, dentre outros. Na ocasião, foi exibido o filme “La Fabrique des pandémies – A Fábrica de Pandemias”, coproduzido pelo IRD e CIRAD.

Compartilhe.

Tags: , , , .