Fiocruz Ceará e Prefeitura de Eusébio realizam I Seminário Intersetorial para estruturar política integrada para infância e adolescência
Reunião de articulação estratégica para o futuro lançamento do Eusébio como município-laboratório, iniciativa que integra ciência, gestão pública e inovação na construção de políticas e soluções para o território.
A Fiocruz Ceará e a Prefeitura Municipal de Eusébio realizam, no próximo dia 24 de fevereiro, o I Seminário Intersetorial da Criança e do Adolescente do Município de Eusébio. O encontro acontece das 8h às 15h30, no auditório da Fiocruz Ceará, e marca um movimento estratégico de articulação entre ciência, gestão pública e políticas sociais voltadas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
O objetivo central do seminário é elaborar, de forma participativa e intersetorial, um Projeto Municipal Integrado de Promoção, Proteção e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. A proposta busca alinhar ações das secretarias municipais e demais participantes institucionais para fortalecer políticas públicas já existentes e enfrentar desafios estruturais como violência, evasão escolar, uso de drogas e gravidez na adolescência.
A iniciativa pretende consolidar um espaço estratégico de escuta, pactuação e planejamento, com foco na construção de intervenções sustentáveis que impactem positivamente indicadores sociais e de saúde ao longo do ciclo de vida.
Programação conecta ciência, gestão e participação social
A programação será dividida em três momentos: abertura institucional, estações temáticas de trabalho e construção do documento final.
A manhã terá início com café de boas-vindas e momento histórico-cultural. Além disso, no decorrer do dia, os participantes serão distribuídos em salas temáticas, no prédio de Ensino e Gestão da instituição, para sistematização de propostas.
À tarde, os relatórios das salas serão apresentados no auditório, seguidos de discussão geral e elaboração do Relatório Final do Seminário. Um dos focos esperados do encontro é a construção da chamada “Carta do Adolescente”, documento que deverá sintetizar compromissos e diretrizes pactuadas coletivamente.
Seminário integra agenda estratégica para futuro lançamento do Eusébio como município-laboratório
A realização do seminário também se conecta a uma agenda institucional mais ampla em construção no município. Na última sexta-feira (20/02), a coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, e o médico sanitarista e pesquisador Dr. Carlile Lavor estiveram no gabinete do prefeito Dr. José Arimatéia Júnior para alinhar os próximos passos da estruturação da estratégia município-laboratório, a ser lançada em Eusebio.
A proposta vem sendo amadurecida em reuniões sucessivas, incluindo articulações com a Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (ADTIS), que já apontou o potencial do território para sediar experiências integradas entre ciência e gestão pública. A ideia é transformar o município em campo estruturado de aplicação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
Dentro dessa perspectiva, o I Seminário Intersetorial ganha dimensão estratégica. Mais do que discutir diretrizes, o encontro passa a funcionar como um dos primeiros movimentos concretos dessa nova etapa, ao reunir diferentes áreas da administração e produzir encaminhamentos pactuados.
Ao colocar educação, saúde, assistência social e gestão municipal no mesmo espaço de decisão, o município busca sair da lógica de ações fragmentadas e avançar para respostas coordenadas. A expectativa é que a “Carta do Adolescente” e o relatório final não apenas registrem debates, mas orientem decisões práticas que impactem, de forma continuada, a vida de crianças e adolescentes de Eusébio.